Está aí a 46.ª edição do Festival CINANIMA que, este ano, foca as atenções na educação para o cinema. Daí o programa especial: O CINANIMA Nas Universidades. É um pré-festival que exibe três programas de cinema de animação de autor, destinando a toda a comunidade académica e também ao público em geral. E vai passar pelo auditório da Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto, nas noites de 14 e 28 de outubro e 4 de novembro.

O programa arranca a 14 de outubro, com a exibição de um conjunto de trabalhos premiados na edição anterior do CINANIMA. No total, vão ser apresentadas seis curtas-metragens de animação. A destacar “Easter Eggs”, de Nicolas Keppens da Bélgica, vencedor do Grande Prémio CINANIMA Curtasmetragens – Prémio Cidade de Espinho e a curta alemã “Obervogelgesang”, de Ferdinand Ehrhardt e Elias Weinberger – Prémio Especial do Júri.

“Obervogelgesang”, de Ferdinand Ehrhardt e Elias Weinberger, venceu o Prémio Especial do Júri do CINANIMA 2021. (Foto: DR)

A noite de 28 de outubro será dedicada à PÔLE 3D, uma escola francesa fundada em 2003 por Antoine Durieu e especializada na formação de futuros especialistas nas indústrias de animação e videojogos. Este programa – composto por de 14 filmes – traz à Comum uma seleção do melhor cinema de animação realizado pelos alunos finalistas de licenciatura da escola.

Já a 4 de novembro, a noite será dedicada ao “cinema feminista”, ou, mais concretamente, ao Programa Tricky Women/ Tricky Realities (Áustria).

Numa cultura tantas vezes saturada de ideias, tradições e expectativas misóginas, este programa convoca-nos à colocação de questões: Seremos nós a construir a nossa própria identidade, ou alguém a constrói por nós? O “cinema feminista” pretende desafiar as hierarquias de género com um programa de curtas-metragens que demonstra como diferentes técnicas de animação podem transportar o público da esfera pessoal à política.

“Grande Corredor”, de Anna Erlandsson, será um dos filmes em exibição na última noite d’O CINANIMA Nas Universidades. (Foto: DR)

Todas as sessões têm início às 21h30. A entrada é livre, limitada à lotação do espaço.

O programa deste ano d’O CINANIMA Nas Universidades inclui a exibição de 30 curtas-metragens, num total de 46 sessões de cinema de animação, nos auditórios de 16 instituições académicas e outros espaços culturais. O programa completo pode ser consultado aqui.