João Manuel Tavares, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), venceu o prémio de melhor artigo em processamento de imagem e vídeo, entregue no âmbito da International Conference on Systems, Signals and Image Processing 2022 (IWSSIP’2022), que decorreu em junho, em Sofia (Bulgária).

Intitulado “DFU-VGG a Novel and Improved VGG-19 Network for Diabetic Foot Ulcer Classification”, o artigo premiado foca-se na ulceração do pé enquanto “consequência da diabetes mellitus”. Uma doença cujo tratamento retardado pode levar a infeções e úlceras isquémias, levando mesmo à amputação dos membros inferiores numa fase avançada.

De acordo com João Manuel Tavares, neste artigo “é proposta uma nova solução computacional para classificar automaticamente imagens do pé diabético em sadias, com infeção e/ou úlceras isquémias, com resultados bastante promissores”.

O artigo foi desenvolvido em colaboração com investigadores da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Federal de Ouro Preto, no Brasil.

A IWSSIP’2022 foi tecnicamente patrocinada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e contou com 72 artigos selecionados para apresentação.