Depois das tribulações das “marés” de pandemia nos últimos dois anos, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) vai voltar a abrir as portas a toda a comunidade, no próximo dia 18 de setembro, através de um programa recheado de atividades gratuitas para toda a família. “Um mergulho em conjunto pela vastidão do Oceano” é a proposta do Dia Aberto CIIMAR 2022.

Ao longo do evento, que coincide com a 13.ª edição do “Dia do Porto de Leixões”, os investigadores do CIIMAR vão deixar os laboratórios para partilharem um pouco da sua investigação com o público.

Entre as 10h00 e as 19h00, aqueles que passarem pelo segundo piso do edifício do Terminal de Cruzeiros, onde se situam as instalações do CIIMAR, terão à sua espera diversas experiências científicas e atividades hands-on. Entre elas incluem-se, por exemplo, a exploração de módulos para observação de organismos ao microscópio, aquários de biodiversidade costeira e de zonação entre-marés, ou de um sistema inovador de produção em aquacultura.

Pelo meio, vai ser possível testar os conhecimentos sobre o ambiente com a ajuda do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos, participar em jogos, visitas virtuais, projeção de vídeos educativos, concertos, conversas com cientistas, ou participar num momento de showcooking.

(Foto: CIIMAR)

Um mergulho mais profundo

Mas como nem tudo está à vista desarmada, os participantes do Dia Aberto CIIMAR 2022 terão ainda a oportunidade de fazer observação ao microscópio de cianobactérias das mais variadas formas, apreciar bactérias em bioreactores em condições de pressão equivalentes ao mar profundo, assim como outras espécies oriundas da exploração das profundezas do oceano.

Nesta “expedição” pelo CIIMAR cabe ainda um aquário que simula os ciclos de maré a cada dez minutos. Em simultâneo, os investigadores do CIIMAR vão mostrar como podemos prever o futuro com recurso a modelos numéricos, à matemática, física e à oceanografia.

Presente no evento estará também o Centro de Mergulho Marinho que trará o seu equipamento para uma selfie de mergulhador, e mostrará como funciona a comunicação entre investigadores debaixo de água.

E por falar em mergulhar, o Dia Aberto CIIMAR convida também a explorar as florestas marinhas que existem um pouco por todo o centro de investigação da U.Porto. Já pela superfície, será possível apreciar o funcionamento de um modelo em miniatura de uma barreira de bolhas que permite a recolha desses monstros que são os plásticos nos oceanos.

(Foto: CIIMAR)

E porque o CIIMAR é muito mais do que apenas investigação nos oceanos, este Dia Aberto convida ainda a conhecer uns mexilhões muito especiais: os mexilhões de água doce que estão a ser usados no estudo dos efeitos das alterações climáticas na água que bebemos todos os dias.

A mostra incluirá também as já famosas visitas à coleção LEGE CC, uma importante coleção de cianobactérias instalada no CIIMAR, constituída um número crescente de estirpes que já serviu de base para novos compostos aplicados em fármacos!

Para motivar os mais pequenos, cada atividade dará direito a um carimbo no “Passaporte do Explorador do Oceano” que contempla um prémio para os mais viajados!

A observação de organismos ao microscópio é uma das atividades que integram o “cardápio” do evento. (Foto: CIIMAR)

Onde e quando?

O Dia Aberto CIIMAR acontece em simultâneo com o Dia do Porto de Leixões, todos os anos no terceiro fim-de-semana de setembro.

Com entrada gratuita, a edição deste ano vai decorrer entre as 10h0 e as 19h00.

Para mais informações, consultar a página do evento ou seguir a tag #CIIMAROpenDay 2022 no Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram.