De 5 a 9 de setembro, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) dá as boas-vindas a mais de 260 estudantes de mobilidade através dos Orientation Days. Trata-se de um programa de acolhimento que pretende orientar os estudantes recém-chegados à Faculdade e à cidade para um programa de estudos durante o primeiro semestre, proporcionando-lhes apoio administrativo, académico e cultural.

Organizado pela Unidade de Captação e Cooperação Académica (COOP) da FEUP, o evento, que assume este semestre um caráter essencialmente presencial, faz parte de um programa alargado de softlanding e acompanhamento ao longo de todo o ano letivo. Inclui iniciativas como o curso intensivo de Português para Estrangeiros e o programa de voluntariado ‘FEUP Buddy’, em que estudantes regulares acolhem e apoiam os estudantes estrangeiros.

Este ano, pela primeira vez, a Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP) organiza um sunset de boas-vindas para promover a confraternização num ambiente relaxado e informal.

“É com enorme motivação e expectativa que aguardamos a chegada dos novos estudantes de mobilidade e estamos muito felizes com o retomar do contacto presencial que existia antes da pandemia”, avança Patrícia Martins, da equipa de mobilidade Incoming, responsável pela gestão dos processos de mobilidade.

À descoberta do Porto, com direito a receção especial

A semana de atividades estende-se ainda a todos os estudantes nacionais e internacionais dos cursos de mestrado e doutoramento na FEUP. Para além das sessões temáticas de integração no campus, o programa dá a oportunidade aos recém-chegados de conhecerem melhor a cidade do Porto em momentos como a noite portuense, com a ESN (Erasmus Student Network), a tour pelos principais locais da cidade. Prevista está também uma visita aos Paços do Concelho, com receção do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

O networking entre os estudantes das várias nacionalidades fica ainda garantido com o convívio intercultural no Parque da Cidade do Porto, com jogos tradicionais e partilha de iguarias dos seus locais de origem.

De acordo com Ana Paupério, do iPoint (Intercultural Contact Point)/CLAIM FEUP, “este evento é aproveitado para passar a mensagem acerca de todo o apoio que é prestado, não só ao nível da integração (inter)cultural, mas também da orientação em questões de legalização, como as ligadas aos títulos de residência ou ao reagrupamento familiar”.

Os Orientation Days são o primeiro passo no acolhimento aos novos estudantes da FEUP no ano letivo 2022/23. Segue-se o “Orienta-te”, destinado aos novos estudantes de licenciatura, que arranca após  a divulgação dos resultados do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022/2023.