“As possibilidades são muitas e a vida é longa para experimentarem tudo a que têm direito. O ICBAS pode ser esse sítio onde poderão crescer profissionalmente e enquanto pessoas”. As palavras são da coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) e do Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Isabel Lourinho, e serviram de boas-vindas às dezenas de alunos de várias escolas do Porto e das regiões Norte e Centro que participaram, esta quinta-feira, 28 de julho, na 3.ª edição do Dia Aberto do ICBAS.

“É a primeira vez que fazemos este dia em formato presencial e isso é a cultura do ICBAS – a proximidade. Por isso, hoje é um dia importante, por ser o reinício de um ciclo onde retomamos essa proximidade”, destacou o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, num discurso de abertura em que realçou a valorização das relações entre estudantes, professores e trabalhadores.

A transversalidade e transdisciplinaridade da oferta formativa do ICBAS, a qual incorpora os valores do patrono, Abel Salazar, foi outros dos aspetos destacados ao longo da sessão.

“A nossa proposta é a de uma escola transdisciplinar e de proximidade entre as várias áreas científicas, para além da preocupação em oferecer uma oferta formativa diversificada para lá das disciplinas tipo, como a música, a poesia, a literatura. Queremos que os nossos estudantes tenham janelas para além do seu trajeto académico”, vincou Henrique Cyrne Carvalho.

“Tenho muita vontade de entrar aqui”

Depois do discurso do diretor, coube aos diretores dos diferentes cursos de licenciatura e mestrado integrado do ICBAS – Medicina, Medicina Veterinária, Ciências do Meio Aquático, Bioquímica, Bioengenharia e a mais recente parceria, Medicina Dentária – apresentar os respetivos plano de estudos, as instalações, as possibilidades de carreira e a importância do conceito Uma Saúde. Para além disso, responderam às questões dos jovens alunos do ensino secundário que estão agora a candidatar-se ao Ensino Superior.

Seguiu-se um momento para ouvir os testemunhos dos estudantes do ICBAS. Um representante de cada curso partilhou a sua experiência e a sua visão sobre o que é estudar nesta casa que, para todos, se revelou “uma verdadeira família”.

No final da sessão, que teve também transmissão online, a satisfação era visível entre os alunos participantes. “A sessão foi verdadeiramente esclarecedora, permitiu esclarecer praticamente todas as minhas dúvidas. Tenho muita vontade de entrar aqui”, referiu um aluno do Externato Ribadouro.

Também uma aluna do Colégio de São Gonçalo, em Amarante, frisou a importância de poder de ouvir e questionar professores e estudantes: “foi muito benéfico ter vindo. Conseguimos perceber a parte mais formal relacionada com os planos de estudos e saídas profissionais, ao mesmo tempo que tivemos a perspetiva dos estudantes, que nos deu uma visão mais próxima de nós e de outras experiências”. Por isso, a resposta à pergunta se o ICBAS é uma hipótese foi imediata, “claro que sim”.

O Dia Aberto do ICBAS 2022 terminou com uma visita à exposição ‘O cavalo em todos os lugares’ e ao complexo, organizada pela AEICBAS.