A equipa de Formula Student (FS) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) estreou-se este mês no mítico Autódromo de Silverstone (Reino Unido), que integra o circuito internacional de Fórmula 1, no âmbito da competição Formula Student UK 2022. E o resultado não podia ser melhor: para além da vitoria na prova “Concept Class”,  o grupo estudantil formado há menos de um ano levou ainda para casa o troféu do evento de projeto de engenharia.

A competição internacional de engenharia – que junta estudantes que projetam e constroem carros de fórmula (veículos monolugares motodesportivos de alto desempenho) – viu a FS FEUP apresentar o seu projeto de protótipo de um carro de corrida fórmula elétrico. A categoria “Concept Class” avalia os conhecimentos em quatro áreas distintas – projeto de engenharia, projeto de custeamento e manufatura, modelo de negócio e performance simulada.

Equipa FS FEUP com a taça da vitória na prova “Concept Class” do Formula Student UK 2022.

“Neste primeiro ano de trabalho, a equipa está determinada a repetir o sucesso alcançado, contando já voltar a Silverstone no próximo ano letivo. Importa agradecer a todos os que possibilitam este projeto: apoiantes, parceiros, à FEUP e à Universidade do Porto”, avança Luís Galamba Carvalho, Professor no Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e Faculty Advisor da equipa.

A FS FEUP competiu com outras 33 equipas de diversos países nesta prova, assegurando ainda um lugar na Formula SAE Italy 2022, que decorreu uma semana depois, de 13 a 17 de julho, no Autódromo Riccardo Paletti, em Varano de’ Melegari (Parma). E uma vez mais, alcançaram o pódio ao garantirem o 2.º lugar na “Concept Class” da competição.

Estudantes FEUP alcançaram ainda o 2.º lugar na prova “Concept Class” da Formula SAE Italy 2022.

“A participação em Itália passou-se com a mesma confiança e tranquilidade com que se encarou a britânica. Uma boa porção da equipa voou do Reino Unido para Itália, e, como tinha já ganho experiência, pôde conferir essa maturidade aos recém-chegados, que deram fôlego à equipa pois vinham frescos e sem o cansaço acumulado da aventura anterior. Como todos os membros estão a par do trabalho desenvolvido, não houve qualquer perda de capacidade de resposta aos desafios”, explica Afonso Costa, estudante da FEUP, fundador do projeto e atual líder da equipa.”

“Um feito extraordinário!”

Ao longo da competição em terras italianas, a equipa pôde aperceber-se da qualidade dos carros com motorização de combustão interna e os diversos avanços tecnológicos, como é o caso da qualidade de construção de componentes estruturais no que toca ao chassis tubular pressurizado, já com vista a detetar imperfeições na soldadura.

“Foi, sem dúvida, uma experiência amplamente positiva, num ambiente com multiplicidade cultural onde existiu muita aprendizagem, partilha de testemunhos e conhecimentos e criação de novas amizades!”, constata o estudante.

Luís Galamba Carvalho destaca ainda a importância das vitórias dos estudantes da Faculdade de Engenharia, uma vez que “estão assentes em conhecimentos técnicos avançados e numa excelente gestão da equipa e de projeto, quase exclusivamente conduzida por estudantes”. “Tratam-se das primeiras participações da equipa, o que, tendo em conta os resultados, é um feito extraordinário!”, remata.

Apresentação do projeto no evento “Concept Design” Formula Student UK 2022.

Sobre a Formula Student

A Formula Student, uma competição com mais de 20 anos de existência e considerada a mais exigente da sua área, divide-se em três áreas distintas: a principal, a Formula Student, em que se projeta e constrói o carro e que requer vários anos de preparação; a Formula Student Concept Class, em que apenas se realiza o projeto, não a construção, e é a competição de entrada, mas não menos exigente a nível de habilidade técnica; e, por fim, a Formula Student AI, em que se afina e programa um veículo cujo objetivo é movimentar-se autonomamente.

A FS FEUP quer apresentar-se a concurso em 2023 já com o protótipo de um veículo elétrico e uma equipa sólida de cerca de 40 membros.