Estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) querem rumar à Formula Student (FS) 2023, uma das maiores competições internacionais de estudantes de engenharia, com um protótipo de um carro elétrico, desenhado e manufaturado inteiramente pela equipa.

Constituída no início deste ano, a FS FEUP quer apresentar-se a concurso com um projeto sólido e uma equipa de cerca de 40 membros, contando já com mais de 200 inscrições na primeira ronda de recrutamento do ano letivo 2021/2022.

“Somos um grupo de estudantes extremamente motivado e com uma determinação inabalável para concretizar os nossos objetivos. Neste primeiro ano de atividade, queremos criar as bases necessárias para que um projeto deste calibre possa continuar vivo e evoluir na comunidade estudantil da FEUP”, avança a equipa.

Divididos em diferentes departamentos que se focam não só no desenvolvimento do veículo e dos seus componentes, mas também em vertentes como logística, marketing e conquista de sponsors, os elementos da FS FEUP acreditam que o futuro da engenharia pode – e deve – ser construído de forma sustentável.

A preferência e escolha da categoria EV (Veículo Elétrico) no âmbito da competição tornou-se óbvia, estando a equipa determinada em “dar o seu contributo em prol da sustentabilidade com um projeto de continuidade em que a aposta de protótipos será na classe elétrica (EV) e, futuramente, na classe de veículos autónomos (DV)”.

Uma ponte entre a universidade e o “mundo real”

Envolvendo estudantes de diversas instituições espalhadas pelo mundo, as equipas da competição internacional de Formula Student são responsáveis pela conceptualização, design, manufatura e teste de um protótipo de um carro do tipo fórmula.

A competição é estritamente direcionada a estudantes e tem como maior objetivo o desenvolvimento de capacidades técnicas, práticas e de gestão dos participantes.

As equipas devem apresentar o seu veículo e o processo de desenvolvimento para júris de renome dos setores da economia, da indústria automóvel e de competições de prestígio como a Fórmula 1, sendo avaliadas nas áreas de Engineering Design, Cost & Manufacturing, Business Plan Presentation, Acceleration, Skid Pad, Autocross e Endurance & Efficiency.

As competições de Formlua Student reunem equipas de vários países europeus. (DR: FS Germany)

Considerado “um projeto europeu de alto nível”, é visto pela indústria de automobilismo como o padrão a ser cumprido por recém-formados na área de engenharia, fazendo a transição da universidade para o local de trabalho.

Por este motivo, o projeto despertou já interesse a algumas empresas do setor com grande peso a nível internacional e que se encontram atualmente em diálogo com a equipa da Faculdade de Engenharia para se tornarem parceiros e patrocinadores oficiais.

“Oportunidades de reconhecimento de marca, recrutamento e construção de relacionamento com a camada estudantil e comunidade FEUP são alguns dos benefícios” conferidos às empresas parceiras, sendo igualmente um marco para os estudantes que compõem o projeto. “É uma experiência de inserção no mundo real que é a engenharia, combinando a componente prática com soft skills, incluindo planeamento e gestão de projeto.”, explica um dos estudantes da FS FEUP.

Até ao final de março de 2022, a equipa vai estar focada na fase de design do protótipo a apresentar na Formula Student UK, no Reino Unido.

A atribuição de main sponsors e constituição da equipa final através de várias fases de recrutamento de estudantes são outras das etapas cruciais deste primeiro ano do projeto que tem já os olhos postos no futuro.