“Um Olhar sobre a Mecânica Computacional: passado, presente e o futuro” é o mote da Última Aula que José César de Sá vai proferir no próximo dia 29 de fevereiro, às 17h00, no Auditório José Marques dos Santos, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), assinalando desta forma a jubilação do Professor Catedrático do departamento de Engenharia Mecânica.

“Esta comunicação não pretende dar uma visão global e completa sobre a Mecânica Computacional, muito longe disso, mas sobretudo um olhar pessoal, tingido pelo percurso próprio, o seu início na FEUP e experiência de mais de quarenta anos de investigação e desenvolvimento nesta área da Mecânica”, admite José César de Sá.

“Sabemos, do passado e do presente, que a Mecânica Computacional, que se desenvolveu inicialmente como um poderoso instrumento nas áreas da Engenharia Mecânica e Civil, foi construída sobre um forte apoio na Mecânica, Matemática e Ciência da Computação. Foram, a partir dela, criadas poderosas ferramentas computacionais que hoje e por todo o mundo são imprescindíveis na inovação e desenvolvimento e no dia a dia da extensa maioria das empresas dessas áreas da Engenharia”, acrescenta.

E o que podemos esperar do futuro? De acordo com o professor catedrático, “prever o futuro da Mecânica Computacional não é tarefa fácil, mas espera-se que continue a desempenhar um papel importante em todas as áreas referidas e a expandir-se para muitas outras, permitindo avanços decisivos no desenvolvimento de processos industriais, na criação de novos materiais, na modelação multi-escala e em modelos em ciências biológicas e médicas. Com a chegada de sistemas computacionais mais poderosos, espera-se que sejam superados impedimentos e limitações de modelos atuais para problemas complexos envolvendo fenómenos “multifísicos” a diferentes escalas, no tempo e no espaço.”

Durante a sua Última Aula, José César de Sá vai ainda debruçar-se sobre a inevitabilidade dos novos paradigmas relacionados com a Ciência de Dados e áreas associados, como Descoberta Orientada por Dados, Aprendizagem Automática, Modelos de Ordem Reduzida, Inteligência Artificial ou a criação de Gémeos Digitais, que estão a alastrar aos vários campos da ciência e da indústria onde a Mecânica Computacional é já uma importante ferramenta de desenvolvimento e aplicação. “

O futuro não está escrito, cabe-nos fazê-lo acontecer”, acredita José César de Sá.

Sobre José César de Sá

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto em 1976, José César de Sá concluiu o seu Doutoramento na Universidade de Swansea, no País de Gales (Reino Unido), em 1986.

Ao longo de quase 50 anos de docência na FEUP, foi ainda Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica, Diretor do Curso de Mestrado em Mecânica Computacional, Diretor do Curso de Mestrado em Mecânica, coordenador da Secção de Matemática do Departamento de Mecânica e coordenador Escolar da Licenciatura em Engenharia Mecânica da FEUP, enquanto Professor Associado (entre 1999 e 2005) e Professor Assistente (de 1978 a 1982). É atualmente Professor Catedrático Jubilado da FEUP.

Com um percurso científico marcado pela investigação em áreas como a Mecânica Computacional Não Linear, Grandes deformações em elastoplasticidade, Arquitetura de Elementos Finitos, Mecânica de Contacto não linear, Modelação de Dano e Fratura, Modelação de conformação plástica de metais e conformação de vidro, Modelação multi-escala, Modelação de processos de fabricação aditiva e Ciência de Dados, José César de Sá é o atual Presidente da Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional – APMTAC.

É ainda membro do Conselho Geral da International Association of Computational Mechanics – IACM; membro do Managing Board da European Community on Computational Methods in Applied Sciences – ECCOMAS e do Computational Solids & Structural Mechanics Technical Committee of ECCOMAS.

Ao longo da sua carreira, foi ainda membro da Assembleia Geral da ECCOMAS, membro do Steering Committee de International Conference series on Numerical Methods in Industrial Forming Processes (NUMIFORM) entre 2007 e 2023, e membro da Comissão Científica da ESAFORM (European Scientific Association for Material Forming), na época da sua fundação em 1997/98.