“Um grande desafio e, naturalmente, uma grande responsabilidade”. É desta forma que José Miranda Coelho encara a recente nomeação para as funções de diretor dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), cargo que assume depois de uma década na direção dos Serviços Partilhados da U.Porto (SPUP).

O nome do novo responsável máximo dos SASUP foi anunciado pelo Reitor da U.Porto aquando da recente tomada de posse da nova Equipa Reitoral.

Na ocasião, António de Sousa Pereira destacava a necessidade de “uma reorganização conceptual e funcional dos SASUP”, como forma de “reforçar a nossa capacidade de resposta ao nível das residências estudantis, das cantinas escolares e dos serviços de apoio médico e psicológico. (…) Para liderar esta mudança, convidámos o Dr. José Miranda Coelho – um gestor experiente, idóneo e com um profundo conhecimento da nossa Universidade.”

A este voto de confiança, o novo diretor – já em funções – dos Serviços de Ação Social da U.Porto responde com o compromisso de “reforçar e melhorar a capacidade de resposta aos diversos níveis em que [os SASUP] atuam”. “Queremos ajudar a iniciar um novo ciclo nos SASUP, contando para isso com todos, sejam eles as equipas internas, sejam todos aqueles para quem prestamos os nossos serviços, nomeadamente, e desde logo, os estudantes”, vinca.

Do plano para o terreno, José Miranda Coelho quer “concretizar uma gestão participada e partilhada dos equipamentos sociais da Universidade, ajudando a criar condições para o desenvolvimento de todos”. Para isso, “estamos desde já a trabalhar, ouvindo as pessoas e tomando devida nota dos desafios da realidade presente para que o plano de ações que vamos elaborar seja o mais sustentável possível nas suas múltiplas vertentes”, acrescenta.

Focado no novo desafio à frente dos SASUP, José Miranda Coelho não esquece, contudo, os dez anos que passou como Diretor dos SPUP: “Quero dar nota do meu absoluto reconhecimento pelo trabalho de todos aqueles que passaram pelos SPUP e que permitiram que hoje os Serviços Partilhados sejam um Serviço Autónomo reconhecido na Universidade pelo trabalho feito e pela capacidade demonstrada”, finaliza.

Sobre José Miranda Coelho

Natural de Lobrigos (São João Baptista), concelho de Santa Marta de Penaguião, José Miranda Coelho (1964) licenciou-se em Economia na Universidade de Católica de Lisboa, em 1988. Depois de estagiar no Banco Pinto & Sotto Mayor, exerceu funções de Analista de Risco e Gestor de Carteira na empresa SOGINPAR, S.A., em Lisboa. Em 1990, assumiu a função de Diretor de Controlo de Gestão na empresa SOPETE, S.A., na Póvoa de Varzim.

De 1993 a 2012, integrou os quadros da Associação Empresarial de Portugal (AEP), no Porto, em funções de Planeamento e Controlo de Gestão e de Administração Executiva.

Em 2012, assumiu as funções de Diretor do Centro de Serviços Partilhados da U.Porto (SPUP), cargo que desempenhou ao longo da última década.