José António Correia, investigador do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Industrial (INEGI), tornou-se o primeiro português a assumir as funções de editor da revista Philosophical Transactions of The Royal Society A – Mathematical, Physical and Engineering Sciences“, uma publicação da prestigiada Royal Society.
“Para mim é uma honra servir como editor da secção de «Ciências da Engenharia» desta revista, onde tudo farei para cumprir com elevação e responsabilidade as funções que me foram entregues, promovendo o seu bom nome, assim como o da histórica sociedade científica, fundada em 1660, que gere a revista.”, avança o investigador.
Como editor, José António Correia terá como funções principais gerir o processo de revisão de artigos submetidos pelos autores, avaliar sessões temáticas que sejam propostas por investigadores da comunidade científica internacional e ser avaliador de potenciais membros para a equipa editorial.
Com periodicidade quinzenal e revisão feita por pares, a revista científica, cujo editor-chefe atual é John Dainton, inclui temáticas de importância atual nas áreas das ciências físicas, matemáticas e de engenharia, contendo investigações originais, revisões e opiniões de investigadores proeminentes.
Investigação e reconhecimento científicos
José António Correia integra a lista dos que mais se destacaram entre os 2% cientistas mais citados a nível mundial em 2019 e 2020, segundo o ranking da Universidade de Stanford, tendo sido recentemente distinguido com a Medalha Manson-Coffin IGF 2021. Foi também considerado uma das personalidades académicas com maior impacto mundial no período de 2015-2021 em várias subáreas científicas da fadiga, tais como, curvas S-N, modelos de fadiga, dano acumulado, pontes metálicas e ligações rebitadas.
Mais recentemente, o investigador da FEUP foi promovido a Co-Presidente do Comité Técnico TC3 – Fadiga de Materiais e Estruturas de Engenharia da Sociedade Europeia de Integridade Estrutural (ESIS), organismo onde já ocupava o cargo de Presidente do Comité Técnico TC12 – Segurança e Análise de Risco de Estruturas de Grande Porte e Detalhes Estruturais.
Além disso, José António Correia tem vindo a acumular vasta experiência em cargos relacionados com publicações científicas ligadas à área das estruturas de engenharia. Membro do conselho editorial do International Journal of Fatigue (revista de referência mundial na área da fadiga de materiais e estruturas de engenharia) desde janeiro passado, é também o atual co-editor-in-chief da revista Smart Infrastructure and Construction, função que desempenha juntamente com Noha Saleeb, professora da Middlesex University London, no Reino Unido.
Adicionalmente, é fundador e atual co-editor-in-chief da Structural Integrity – Series (Springer), conjuntamente com Abílio De Jesus, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, Section-Editor-in-Chief da revista Modelling MDPI, editor da revista Materials Open Research (F1000-Taylor & Francis), e Editor-in-Chief do International Journal of Structural Integrity.
Com uma atividade de investigação “dividida” entre o CONSTRUCT e o INEGI, José António Correia leciona ainda na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e também no Departamento de Estruturas da Faculdade de Engenharia Civil e Geociências da Universidade Técnica de Delft (Países Baixos). Na FEUP, é ainda cocoordenador, juntamente com Rui Calçada, do projeto Hyperloop-Verne, recentemente aprovado pelo programa MIT Portugal.
É ainda detentor de várias posições honorárias a convite de instituições universitárias a nível mundial, como é o caso da Xi’an Jiaotong University (China), onde é Professor Adjunto, ou da NIT Silchar (Índia) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Brasil), onde é Professor Convidado.