Com uma comunidade internacional a crescer e uma estimativa de 10 mil estudantes de grau em 2026, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai inaugurar no próximo dia 19 de novembro, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), resultado de uma parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

“A aposta na internacionalização da FEUP e da U. Porto só pode acontecer de forma sustentada, com veículos de apoio aos estudantes internacionais. A nossa comunidade é cada vez mais multicultural e é preciso acompanhar essa nova realidade e dotar a faculdade de ferramentas que permitam ir de encontro a essas expectativas”, admitem Ana Carvalho e Ana Paupério, responsáveis do projeto iPoint, uma estrutura que apoia, acolhe e orienta os estudantes estrangeiros da FEUP desde 2020.

A assinatura do protocolo que oficializa a adesão da FEUP à Rede CLAIM está marcada para as 14h30 e vai contar com a intervenção da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Segue-se a inauguração propriamente dita, que incluirá o descerramento da Placa do CLAIM FEUP e uma visita às novas instalações.

O programa do evento pode ser consultado aqui.

O que é um CLAIM?

Os CLAIM têm como missão apoiar todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, em articulação com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços do ACM prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.

A Rede CLAIM conta também com Gabinetes de Apoio especializado, que intervêm em diferentes áreas especializadas, por forma a complementar e solidificar o seu processo de integração.

Atualmente existem 137 CLAIM, resultantes de parcerias estabelecidas através de protocolos de cooperação com autarquias, o Governo Regional da Madeira, entidades da Sociedade Civil e estabelecimentos de Ensino Superior, distribuídos de norte a sul do país e ilhas.