A atleta Ana Catarina Monteiro, estudante do Mestrado Integrado em Bioengenharia da Universidade do Porto, alcançou esta madrugada o melhor resultado olímpico de sempre de uma nadadora portuguesa ao concluir as meias-finais dos 200 metros mariposa femininos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no 11.º lugar.

Ana Catarina Monteiro, de 27 anos, já tinha feito história na madrugada anterior ao tornar-se a primeira nadadora portuguesa a atingir as meias-finais do maior evento desportivo do mundo. Nas meias finais, a atleta foi 4.ª classificada na sua série (11.ª na geral), com o tempo de 2.09,82 minutos, falhando por pouco um lugar entre as oito finalistas.

A estudante natural de Vila do Conde cumpre assim um dos objetivos assumidos quando garantiu um lugar em Tóquio. Por bater ficou apenas o seu recorde pessoal (2.08,03 minutos), que é também o atual recorde nacional.“ É um misto de emoções, fui 11.ª nuns Jogos Olímpicos, a mais de um segundo e meio do meu melhor tempo, e isso mostra o nível de exigência dos mínimos e dos 200 metros mariposa. Claro que chegar à final era um sonho e ficou aqui mesmo ao lado, mas só posso estar orgulhosa do que fiz”, afirmou a nadadora, após terminar a prova.

Orgulhosa por alcançar o terceiro melhor resultado olímpico da natação portuguesa, apenas superado por Alexandre Yokochi em Seul’88, Ana Catarina Monteiro encara o feito como “mais um passo em frente. O trabalho vai continuar, porque continuo com muitos sonhos e muitos objetivos pela frente. Depois de chegar a este patamar, o objetivo não é andar para trás”, destaca a atleta, apontando já aos Jogos de Paris 2020: “Tenho três anos para trabalhar. Se calhar, aumentar a competição internacional, estar mais vezes lado a lado com as melhores do mundo e chegar mais à vontade a este tipo de competição”, concluiu.

Esta foi a primeira vez que Ana Catarina Monteiro participou nos Jogos Olímpicos. No currículo da estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) destacam-se ainda a medalha de prata conquistada nos Jogos do Mediterrâneo Tarragona 2018, o 5.º lugar obtido no Mundial de piscina longa, um 6.º e um 7.º lugares nos Mundiais de piscina curta, para além de vários títulos e recordes nacionais universitários, que lhe valeram a atribuição do prémio de Atleta do ano da U.Porto em 2017

Recorde-se que a delegação portuguesa em Tóquio inclui dez atuais e antigos estudantes da U.Porto, naquela que é já a maios representação da Universidade no maior evento desportivo do mundo.

Inicialmente agendados para 2020, mas adiados devido à pandemia de Covid-19, os Jogos Olímpicos  de Tóquio vão ser disputados entre 21 de julho e 8 de agosto de 2021. Portugal estará representado por 92 atletas, em 17 modalidades.

calendário completo (sujeito a alterações) das provas dos estudantes e alumni da U.Porto pode ser consultado aqui.

(notícia atualizada às 9h00 do dia 28/08/2021)