António Sarmento e Fernando Araújo, professores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foram duas das personalidades agraciadas com a medalha de mérito atribuída pela Ordem dos Médicos (OM).
A tradicional distinção, que antecedeu o encerramento do congresso nacional da OM, visa galardoar os profissionais “que pela sua atividade e mérito pessoal, tenham contribuído relevantemente para a dignificação da profissão médica, da medicina em geral e da humanidade”.
Em ano de pandemia, a distinção de António Sarmento e de Fernando Araújo e das restantes 16 personalidades teve a particularidade de “ser sentida também como uma homenagem extraordinária a todos os médicos” que se dedicam à Ciência, à Medicina e às Pessoas.
O bastonário Miguel Guimarães destacou igualmente o “sentido humanista e solidário” que todos os profissionais demonstraram, bem como a “liderança clínica” e a “capacidade de pensar e fazer diferente”. “Obrigado pelo contributo que todos vocês deram para salvar vidas”, concluiu no discurso de encerramento.
A cerimónia promovida pela OM distinguiu outras 16 personalidades ligadas à medicina e antecedeu o encerramento do Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, realizado no início de junho, em Coimbra, e que teve como tema principal “A Ciência em tempo de pandemia”.
Sobre António Sarmento
Contabilizando uma carreira com mais de 40 anos de experiência, António Sarmento é considerado um dos mais experientes infeciologistas do país. O professor catedrático convidado da FMUP e diretor do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João foi o responsável pela organização do serviço do hospital que lidou com o maior número de casos de COVID-19 no país.
Com um vasto currículo em que a prática clínica se cruza com a docência universitária e a investigação científica, António Sarmento integrou o gabinete de crise da OM responsável por lidar com o novo coronavírus, tendo sido, de uma forma simbólica, o primeiro vacinado contra a COVID-19 em Portugal.
António Sarmento foi recentemente eleito como um dos 12 representantes dos docentes e investigadores no Conselho Geral da U.Porto para o quadriénio 2021-2024.
Sobre Fernando Araújo
Natural do Porto, Fernando Araújo é, atualmente, presidente do Conselho de Administração do CHUSJ e professor auxiliar convidado da FMUP. Entre 2015 e 2018, desempenhou o cargo de secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
Especialista em Imuno-hemoterapia, Fernando Araújo já assinou, enquanto coautor, mais de 200 artigos originais editados em revistas científicas indexadas internacionalmente. A atividade médica e científica tem sido conciliada com diversas funções ao nível da gestão intermédia e gestão de topo em instituições de saúde, como são exemplos os cargos de presidente da Direção do Colégio de Imuno-hemoterapia e membro da Direção da Competência de Gestão de Serviço, dois órgãos da OM.