O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, vai assinalar esta segunda-feira, 19 de abril, o reinício das atividades presenciais nas universidades e politécnicos portugueses com uma visita às primeiras aulas com presença de estudantes que irão decorrer na Universidade do Porto.

A visita tem início no Edifício Histórico do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), onde Manuel Heitor irá acompanhar a realização de testes rápidos à COVID-19 num dos 10 centros de testagem que a Universidade do Porto criou para rastreio de estudantes e trabalhadores, no âmbito do regresso à atividade presencial.

Acompanhado por António de Sousa Pereira, Reitor da U.Porto e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior dirigir-se-á depois para o atual complexo do ICBAS e da Faculdade de Farmácia (FFUP).

Nestas duas faculdades, Manuel Heitor vai acompanhar a preparação de uma prova de avaliação no ICBAS e a realização de uma aula da Faculdade de Farmácia, naquelas que serão as primeiras atividades letivas presenciais do Ensino Superior português desde o confinamento de janeiro de 2021.

Recorde-se que o dia 19 de abril marca o arranque oficial da reativação faseada das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes nas instituições científicas e de ensino superior.