Um grupo de 16 docentes arménios e ucranianos esteve na Universidade do Porto entre os dias 19 de fevereiro e 1 de março, para realizar uma formação avançada em aquacultura. A iniciativa faz parte do projeto internacional AFISHE, que tem como objetivo diminuir os impactos negativos no ambiente causados pela aquacultura e pescas naqueles países, através da criação de cursos de Mestrado em Aquacultura e Pescas pensados à imagem de outros programas bem sucedidos já em funcionamento na Europa.

Dividida em 14 módulos distintos, a formação foi planeada pelos docentes Augusto Faustino,  Paulo Vaz-Pires e José Fernando Gonçalves, do  Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), onde tiveram lugar as sessões de formação. Estes módulos foram assegurados por 20 formadores do ICBAS, da Faculdade de Ciências (FCUP), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (i3S) , Sealife Porto, ELA., Quinta do Salmão e Reitoria da U.Porto.

O programa incluiu ainda visitas técnicas a várias entidades relacionadas com a aquacultura e pescas: o aquário Sealife Porto, o CIIMAR, a empresa Docapesca Portos e Lotas SA, a fábrica de conservas Pinhais, a instalação de aquacultura de peixes chatos Flatlantic em Mira e a Estação Litoral da Aguda – ELA.

Através da formação obtida, espera-se agora que os 16 docentes arménios e ucranianos possam assegurar, nos Mestrados a desenvolver nos seus países, a docência especializada e o estabelecimento de novos laboratórios de estudo e investigação para apoio à aquacultura e pescas.

Sobre o AFISHE

Em curso desde 2023, o AFISHE – Development of Aquaculture and Fisheries Education for Green Deal in Armenia and Ukraine: from Education to Ecology, constitui um projeto de colaboração inovador, que envolve parceiros de fora da UE com forte potencial e necessidade de desenvolvimento.

Assente no conceito “da educação à ecologia”, o projeto visa o reforço das relações de cooperação entre as universidades, as empresas e os centros de investigação envolvidos,  através de uma eficaz rede de cooperação a estabelecer durante os três anos de trabalho do projeto (2023-2025).

Com um financiamento global de cerca de 700.000 euros (cofinanciado pela União Europeia ao abrigo do programa ERASMUS+), o projeto AFISHE é coordenado pela ANAU – Armenian National Agrarian University e tem parceiros na Arménia (NAS RA – National Academy of Sciences of the Republic of Armenia), na Ucrânia (SNAU – Sumy National Agrarian University, em Sumy, e NUWEE – National University of Water and Environmental Engineering, em Rivne) e ainda parceiros de Portugal (U.Porto), Croácia (UNIDU – University of Dubrovnik) e Eslováquia (SUA – Slovak University of Agriculture, em Nitra).