A Universidade do Porto vai implementar, a partir da semana de 12 de abril, um programa de rastreio da COVID-19 entre estudantes e trabalhadores da instituição, no âmbito do regresso à atividade presencial no Ensino Superior, definido para 19 de abril.

Ao longo das próximas semanas, todos os membros da comunidade académica receberão na caixa de correio institucional um email com informações sobre o agendamento do teste de diagnóstico num dos 10 locais de testagem que existirão nos polos da U.Porto, com o apoio das escolas das Ciências da Saúde, do Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP) e da Cruz Vermelha Portuguesa.

A realização do teste é voluntária, mas apenas poderá ser efetuada no local que for designado e mediante inscrição prévia.

Seguindo as recomendações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o rastreio da comunidade académica da U.Porto será executado através da realização de testes rápidos de antigénio (TRAg) para o SARS-CoV-2, em amostras da nasofaringe obtidas com recurso a zaragatoa.

Os resultados serão comunicados aos interessados por email ou SMS e às Autoridades de Saúde para registo e seguimento de eventuais casos positivos.

Como vão ser as aulas?

Num comunicado enviado a toda a comunidade académica, a Task-Force da Universidade do Porto para a COVID-19 recorda que, “salvo algum recuo no plano de desconfinamento traçado pelo Governo Português, as atividades presenciais do Ensino Superior irão recomeçar no próximo dia 19 de abril”.

As indicações sobre o retorno à atividade na Universidade do Porto serão definidas e anunciadas por cada Unidade Orgânica, estando previsto nesta primeira fase o regresso ao sistema misto de aulas presenciais e ensino a distância, de forma a diminuir a concentração de pessoas no interior das instalações”, lê-se ainda.