É já no próximo dia 19 de abril que a Universidade do Porto deve retomar as atividades presenciais. E vai assinalar a ocasião de uma forma muito especial. A partir dessa data, todos os estudantes, docentes e não-docentes poderão aceder aos serviços do CDUP-UP – salas de musculação, aulas de grupo indoor (a partir do dia 3 de maio), aulas outdoor e a utilização das instalações desportivas exteriores do Estádio Universitário – de forma totalmente gratuita.

Até ao dia 30 de julho de 2021, de segunda-feira a sábado até às 17h00, a comunidade U.Porto tem assim a oportunidade de usufruir de todos estes serviços sem despender qualquer cêntimo.

O longo período de encerramento de todos os recintos desportivos e ginásios em todo o país leva a U.Porto a tomar medidas em prol da atividade física. Assim, as portas do seu Programa de Fitness – UPFit – e das suas instalações desportivas passam a estar abertas e disponíveis gratuitamente, de forma a que a sua comunidade, regressando às atividades académicas presenciais, possa recuperar os seus índices de atividade física desportiva.

Os estudantes, docentes e não-docentes interessados devem preencher o formulário de inscrição e apresentar o cartão U.Porto num dos balcões do CDUP-UP. Concluídos estes passos, podem começar a fazer as marcações das aulas que pretendem frequentar na plataforma disponibilizada para o efeito.

A disponibilidade de horários e capacidade das sessões será aumentada gradualmente, acompanhando o processo de desconfinamento definido pelo Governo e as normas da Direção-Geral de Saúde.

Instrutores do Programa UPFit do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) - Hugo Rodrigues e Marisa Sousa

Todas as aulas e salas de musculação contam com o acompanhamento da Equipa de Instrutores do Centro de Desporto da U.Porto (Foto: CDUP-UP)

Neste período, a comunidade U.Porto poderá ainda usufruir do “Bola na mão” de segunda a sexta-feira. Uma campanha que pretende recordar os jogos de rua de antigamente, permitindo o uso gratuito dos campos exteriores do Estádio Universitário, em que para tal basta ter uma bola, o número suficiente e permitido de jogadores, apresentar-se na receção e jogar.

“Queremos uma Comunidade saudável e ligada ao exercício físico!”

Sobre a iniciativa do CDUP-UP, Joana Carvalho, Pró-Reitora da U.Porto para o Desporto, não tem dúvidas em afirmar que “esta decisão não podia ter sido tomada em melhor altura”.

“Estamos cientes de que, neste momento, a inatividade física é um dos maiores problemas da sociedade devido aos sucessivos confinamentos. Ao abrirmos as portas do CDUP-UP de forma gratuita, nesta fase tão sensível, pretendemos que toda a nossa Comunidade se sinta «tentada» a usufruir dos excelentes serviços prestados”, enfatiza a Pró-Reitora.

Ainda segundo Joana Carvalho, “este é mais um contributo que a U.Porto pretende dar para o aumento do bem estar e qualidade de vida de todos os que vivem no campus da U.Porto.” E traça o cenário ideal: “Queremos uma Comunidade saudável e ligada ao exercício físico!”.

Condições de segurança garantidas para todos

O CDUP-UP retomou  as suas atividades presenciais no passado dia 5 de abril, através da abertura das salas de musculação e das aulas outdoor, ainda que com horários reduzidos. Também com o Programa UPFit Online a funcionar a todo o vapor, a equipa do CDUP-UP idealizou um programa de reabertura faseada e que acompanha o plano de desconfinamento projetado pelo Governo Português – 5 de abril, 19 de abril e 3 de maio.

“Definimos um plano de reabertura das nossas atividades e instalações dividido em três fases, acautelando todas as normas impostas no combate à COVID-19 e garantindo o máximo de segurança aos nossos membros”, assegura Bruno Almeida, Diretor do CDUP-UP.

Estamos prontos para abrir portas à Família U.Porto e felizes de vos poder receber de braços abertos. Podem vir com tranquilidade e com a confiança de que vão praticar exercício físico em segurança. Tomem a iniciativa de vir, nós tratamos do resto!”

Todas as medidas podem ser consultadas aqui, bem como o Plano de Contingência do CDUP-UP.