À semelhança do que acontece com os espaços desportivos, também os jardins e restantes espaços e equipamento culturais da Universidade do Porto vão reabrir as suas portas a partir desta segunda-feira, dia 5 de abril, depois de quase dois meses após o encerramento decretado no âmbito das medidas de contenção da pandemia de COVID-19.

Um dos primeiros espaços a reabrir, já em horário normal (das 9h00 às 19h00), será o Jardim Botânico do Porto – Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP). Também esta segunda-feira, reabrem portas a Fundação Arquiteto Marques da Silva (incluindo a exposição “Mais que Arquitetura”, agora prolongada até 30 de abril) e a Casa Museu Abel Salazar.

Já a partir de terça-feira, 6 de abril, volta a ser possível “perder-se” nos espaços inconfundíveis da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do MHNC-UP. Ou, em alternativa, explorar a “casa mãe” (Reitoria) da Universidade numa visita à Casa Comum.

O Jardim Botânico do Porto será um dos primeiros espaços culturais da Universidade a reabrir as portas ao público. (Foto: MHNC-UP)

Uma viagem pela história da Química

O grande destaque nesta “retoma” da Cultura na U.Porto será, contudo, a abertura ao público, já a partir de 6 de abril, do renovado Laboratório Ferreira da Silva, no Polo Central (Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência (MHNC-UP).

Resultado de um investimento ambicioso que permitiu recuperar o mesmo aspeto que tinha quando da inauguração, em 1910, o agora Laboratório-museu propõe uma viagem pela história da prática e do ensino da Química em Portugal, na “companhia” de  dezenas de instrumentos científicos, frascos com produtos químicos, amostras minerais, utensílios de laboratório, livros e mobiliário. Pelo caminho, será possível conhecer um pouco mais sobre a figura de António Ferreira da Silva, fundador do Laboratório, antigo professor e diretor da Faculdade de Ciências (FCUP), e “pai” da Toxicologia Forense no nosso país.

O “novo” Laboratório Ferreira da Silva reúne dezenas de objetos que foram utilizados por Ferreira da Silva há mais de um século. (Foto: U.Porto)

O Laboratório Ferreira da Silva pode ser visitado no Edifício Histórico da U.Porto, com entrada pela fachada sul (à Cordoaria), de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com a última entrada às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados, o horário será das 10h00 às 13h00. A entrada é livre (ainda que limitada a 10 pessoas) e gratuita.

Quem não puder visitar o espaço pessoalmente, poderá fazê-lo, de forma virtual, aqui.

Pela segurança de todos

Como não poderia deixar de ser, a segurança dos visitantes é a grande prioridade da Universidade para esta “retoma” dos seus espaços culturais. Assim, e para que todos se sintam em segurança, todos os espaços referidos implementaram um conjunto de normas de acesso e de utilização especiais – incluindo o uso obrigatório de máscara e a limitação da lotação -, em conformidade com as normas de segurança estabelecidas pela Direção Geral de Saúde (DGS).