Ana Luísa Amaral mostrou-se “muito feliz” com a atribuição do Prémio Vergílio Ferreira 2021. A notícia chegou-lhe ao final da manhã, com um telefonema do presidente do júri, naquele que foi um momento de “enorme alegria”. Mas também um momento de “surpresa”, como confessa a investigadora e antiga professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) , já que este Prémio tem distinguido autores de ficção e ensaio, destacando agora a poesia.

Através de comunicado, o júri do Prémio justificou a distinção – por unanimidade – de Ana Luísa Amaral pela sua posição como “uma das mais relevantes poetisas da atualidade”, abordando na sua obra, traduzida para diversas línguas, “a memória e vindicação do feminismo português”.

O júri destacou ainda que a obra da escrito se desdobra “em áreas tão diversas como a teoria e a prática literárias, reunindo, pelo diálogo que estabelece com a tradição clássica e contemporânea, um conjunto de qualidades que apresentam o melhor dos processos de identificação da nova sociedade portuguesa”.

O júri do Prémio Virgílio Ferreira foi este ano presidido pelo escritor e professor António Sáez Delgado, tendo ainda integrado os professores Pedro Serra, Ana Paula Arnaut e Cláudia Teixeira, assim como a crítica literária Anabela Mota Ribeiro.

A cerimónia de entrega do galardão, tal como nas edições anteriores, está marcada para o dia 1 de março de 2021, data em que se assinala o 25.º aniversário da morte do escritor Vergílio Ferreira (1916-1996).

Sobre Ana Luísa Amaral

Poetisa e ensaísta, Ana Luísa Amaral está representada em inúmeras antologias portuguesas e é autora de quase duas dezenas de livros de poesia, diversos livros infantis, livros de teatro, ensaio, de um romance e de traduções de poesia. Os seus livros estão traduzidos em várias línguas, tendo obtido diversos prémios e distinções.

Só este ano de 2020 trouxe vários momentos de reconhecimento. Venceu o Prémio Literário Guerra Junqueiro, entregue no âmbito do FFIL – Freixo Festival Internacional de Literatura 2020, sendo a primeira mulher a receber este galardão. Venceu o prémio literário espanhol Leteo, uma iniciativa da Direção de Ação e Promoção Cultural da Câmara Municipal de Leão e do Clube Leteo Cultural. Mais recentemente, a sua obra “What’s in a name” venceu o prémio anual da Asociación de Empresarias y Empresarios del Comercio del Libro de Madrid – Gremio de Librerías, na categoria de Melhor Livro de Poesia do ano.

Entre outras distinções, Ana Luísa Amaral já tinha recebido também o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e foi galardoada, em Itália, com o Prémio de Poesia Giuseppe Acerbi.

Professora aposentada da Faculdade de Letras da U.Porto, Ana Luísa Amaral integra atualmente a Direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e coordena o grupo de pesquisa Intersexualidades. Estudiosa da obra de Emily Dickinson e referência internacional no campo dos Estudos Feministas, conta com uma importante obra realizada no campo académico, da qual se destaca o ensaio “Dicionário da Crítica Feminista”, em coautoria com Ana Gabriela Macedo.

Pela Liberdade: Respirações é o último livro de poemas de Ana Luísa Amaral publicado na U.Porto Press.