Jorge Braz, antigo estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e atual Selecionador Nacional de Futsal, foi eleito, esta quinta-feira, o melhor selecionador do mundo da modalidade, pelo prestigiado site FutsalPlanet.com.

Este é o segundo ano consecutivo que Jorge Braz conquista o FutsalPlanet Award na categoria Best National Team Coach in the World. Na edição deste ano, o selecionador português foi o mais votado – por um júri composto por especialistas em futsal – com um total de 766 pontos, deixando o selecionador brasileiro, Marquinhos, na segunda posição, a 201 pontos de distância. Sergei Skorovich, selecionador da Rússia, ficou com o último lugar do pódio, com 408 pontos.

Único português da história do futsal a vencer este galardão, Jorge Braz repete assim o troféu conquistado em 2019, um ano depois de ter conduzido a Seleção Nacional de Futsal à conquista do seu primeiro título de campeã europeia.

Os FutsalPlanet Awards são atribuídos anualmente há 20 anos consecutivos e são considerados os mais prestigiados prémios da modalidade. Para além dos melhores treinadores, são também distinguidos os melhores atletas, árbitros e clubes de futsal.

Um percurso de Excelência

Jorge Braz é licenciado em Desporto e Educação Física e mestre em  Ciências do Desporto pela FADEUP. (Foto: FPF)

Natural de Edmonton (Canadá), Jorge Braz, de 47 anos, completou a licenciatura em Desporto e Educação Física na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – atual Faculdade de Desporto – da U.Porto em 1997. Na FADEUP, viria ainda a concluir, nove anos mais tarde (em 2006) o Mestrado em Ciências do Desporto – Treino de Alto Rendimento Desportivo.

Com uma carreira ligada ao desporto universitário e federado, está ligado desde 2003 às seleções nacionais de futsal. Em 2010, assumiu a liderança da Seleção Nacional, que liderou em dois campeonatos do Mundo (2012 e 2016) e quatro Europeus (2012, 2014, 2016 e 2018).

Em 2018, o alumnus da FADEUP viu o seu percurso reconhecido pela Universidade com o prémio de Mérito de Excelência atribuído durante a Gala do Desporto da U.Porto.

O alumnus da FADEUP regressou à Universidade em 2018 para receber o prémio de Mérito de Excelência, atribuído durante a Gala do Desporto da U.Porto. (Foto: U.Porto)