Vencedores da X Gala do Desporto da Universidade do Porto. (Foto: CDUP-UP) (clicar para aumentar a foto)

Foi um final de tarde / início de noite recheado de glamour, sorrisos, ou não fosse o culminar de uma época recheada de sucessos para o desporto da Universidade do Porto. O Estádio Universitário do Porto recebeu esta quinta-feira a X Gala do Desporto da Universidade do Porto, evento que serviu para homenagear todos os que contribuíram para mais um ano de glórias desportivas nacionais e internacionais.

O Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, entregou galardão de Mérito Excelência a Jorge Braz. (Foto: CDUP-UP)

Das várias distinções entregues durante a Gala, o destaque vai para a atribuição dos prémios Carreira Desportiva e Mérito Excelência a duas figuras que, ao longo da última época, elevaram o nome da Universidade ao mais alto nível. O primeiro foi entregue a Joana Branco, antiga estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP) que, entre 2012 e 2018, conquistou 11 medalhas (nove de ouro) nos Campeonatos Nacionais Universitários de Remo, e uma medalha de bronze no Europeu Universitário de Remo (2015, em Hannover). Já este ano, levou a U.Porto ao lugar mais alto do pódio europeu ao conquistar duas medalhas de ouro nos Jogos Europeus Universitários.

Jorge Braz, antigo estudante da Faculdade de Desporto e selecionador nacional de futsal, subiu ao palco para receber o galardão de Mérito Excelência. Com uma carreira dedicada ao desporto universitário, coube-lhe liderar a seleção portuguesa à conquista de um título inédito de campeão europeu de futsal.

Entre as estrelas desta noite de Gala destacam-se ainda os vencedores dos prémios de Atletas feminino e masculino do ano. No feminino, o galardão foi entregue a Andreia Costa, estudante da FEUP e membro da equipa de Andebol da U.Porto que se sagrou campeã nacional universitária e obteve o 9.º lugar nos Jogos Europeus Universitários. No masculino, o galardoado foi Miguel Trepa, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP) e uma das “estrelas” da equipa de Rugby 7 que trouxe para a Universidade o título de campeão nacional universitário e o 5.º lugar nos Jogos Europeus Universitários.

A Revelação do ano foi o estudante da FADEUP João Neves, que, no seu primeiro ano na Universidade, alcançou o título de campeão nacional universitário em Ténis de Mesa por equipas e pares mistos e ainda um 5.º lugar nos Jogos Europeus Universitários. Já a nadadora Vânia Neves, figura da “campeoníssima”equipa de Natação da U.Porto desde 2012, e cujo currículo inclui a participação na prova de Natação de Águas Abertas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, venceu o galardão Reconhecimento Desportivo.

Joana Branco recebeu o galardão de Carreira Desportiva das mãos da Pró-Reitora da U.Porto Joana Carvalho. (Foto: CDUP-UP)

No que  toca às modalidades, a modalidade individual do ano foi novamente o Atletismo, ao passo que o galardão  de modalidade coletiva do ano foi atribuído à equipa de Basquetebol feminino da Associação de Estudantes da FADEUP.

O prémio de Técnico do ano foi para Ricardo Cardoso, que colocou o Remo da U.Porto na história ao levar a sua equipa a alcançar duas medalhas de ouro nos Jogos Europeus Universitários. No campo do Programa UPFit, Maria Baltar foi a instrutora do ano pelo trabalho desenvolvido nas modalidades de Natação e Natação Kids. Ao palco foi também chamada Maria Isabel Andrade, a vencedora do prémio anual UPFit, destinado À pessoa que mais sessões realizou no Programa UPFit (553) no ano letivo 2017/2018.

Para além da entrega dos prémios, a Gala do Desporto incluiu as intervenções do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, do presidente da FAP, João Videira, do diretor do Centro de Desporto da U.Porto, Bruno Almeida, e da Pró-Reitora da Qualidade de Vida e Desporto, Joana Carvalho. Dirigindo-se a todos os que levam “aquém e além-fronteiras o bom nome da nossa Universidade”, esta última lembrou que “a Gala espelha bem que a Nossa Universidade continua a ter excelentes razões para destacar os valores, o trabalho, o empenhamento e as conquistas daqueles que tanto se dedicaram ao crescimento do Desporto na Universidade do Porto”.

E se os dez anos da Gala foram motivo de celebração, houve também tempo para olhar para o futuro. “Queremos mais estudantes a praticar atividades físicas e desportivas. Para tal, tentaremos disponibilizar mais e melhores condições aos nossos estudantes e restante comunidade académica para uma prática desportiva regular e ajustada. Acreditamos que o Desporto é para Todos”, exortou  Joana Carvalho, para terminar com um desafio: “Queremos desafiar a comunidade académica a tentar algo novo, a encontrar algo que realmente seja do seu agrado e criar o hábito de incorporar o movimento e a atividade física na sua rotina diária.”

Durante o evento, foram ainda homenageados os doze estudantes e treinador da U.Porto que representaram as seleções nacionais universitárias nos Campeonatos do Mundo de Andebol, Canoagem, Futsal e Triatlo; e as Associações de Estudantes da FEUP e FADEUP, que alcançaram os títulos de campeãs nacionais universitárias.

A Gala de Desporto da U.Porto fechou assim um ano vitorioso para a Universidade, que culminou com a conquista, pelo oitavo ano consecutivo, do Troféu Universitário de Clubes, fruto das 204 medalhas conquistadas nas provas nacionais universitárias. O balanço da última época fica ainda marcado pelas 152.836 utilizações das instalações desportivas da U.Porto, pelos 8479 inscritos no Programa de desporto da U.Porto e pelas 127 organizações e participações em eventos pelo CDUP-UP.