Uma grande amizade, um Peugeot 205 e uma tremenda vontade de se dedicarem a uma causa solidária. Foram estes os ingredientes necessários para que Márcia Alves e Beatriz Cruz decidissem embarcar na aventura de participar em mais uma edição da UNIRAID, uma competição automóvel que desafia estudantes universitários de toda a Península Ibérica a aliarem os valores de solidariedade e de entreajuda.

Amigas desde o primeiro ano de faculdade – ambas ingressaram no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2014 -, Beatriz e Márcia já tinham ouvido falar da iniciativa noutros anos. A vontade de participar já era grande e depois de ouvirem o testemunho do colega João Costa – que participou na UNIRAID 2019 – decidiram avançar. Nascia assim o projeto ‘SisOnWheels’ (Irmãs Sobre Rodas).

O primeiro passo foi o da pré-inscrição no evento, que exigiu um esforço financeiro de 400 euros. Mas nem isso demoveu a dupla. Seguiu-se a compra de um carro – onde um anúncio no OLX lhes salvou a vida com um Peugeot 205 de 1992 à venda por um excelente preço – e a partir daí já não havia dúvidas dos próximos passos: iam mesmo entrar nesta aventura!

Em contra-relógio

Estávamos em novembro de 2019. Ora, com partida do Porto marcada para dia 14 de fevereiro – a competição decorre de 15 a 23 de fevereiro – era necessário acelerar a todo o vapor de forma a ter tudo pronto até lá. Patrocínios em géneros (é fator obrigatório levar no mínimo 40kg de material solidário para entregar ao longo da iniciativa), apoio monetário, arranjos para o carro, publicidade e uma série de outras questões exigiram um grande esforço diário tanto de Beatriz, atualmente estudante de doutoramento e docente da FEUP e de Márcia, agora alumna da Faculdade de Engenharia.

Para relatarem as suas aventuras e divulgarem o seu projeto, as duas “irmãs” criaram uma página de Facebook, que alimentam diariamente com as atualizações de tudo o que se relaciona com a sua participação no UNIRAID2020. A dupla criou ainda uma página online onde é possível adquirir merchandising, cujo valor servirá para auxiliar nas despesas ao longo da aventura.

As duas amigas ainda estão a aceitar material solidário – material escolar, roupa de criança, brinquedos, produtos de higiene ou outros – para entregar aos mais desfavorecidos ao longo da sua travessia por Marrocos. Os interessados em contribuir podem enviar um e-mail para [email protected].

Para além além das ‘SisOnWheels’, a FEUP vai estar representada na UNIRAID 2020 por mais duas equipas. São elas os ‘Mano a Mano’, composta pelo já ‘repetente’ João Costa e Baltasar Aroso (ambos alumni de Eletrotécnica) e ainda ‘Los Primos’, formada pelo finalista de Eletrotécnica José Miguel Oliveira e o seu primo, que estuda na Universidade de Aveiro.

Sobre o UNIRAID

Criado em 2012, a UNIRAID é uma competição destinada a jovens entre os 18 e os 28 anos de idade. Um dos requisitos é a utilização de carros com mais de 20 anos, sem tração às quatro rodas e que tenham, no máximo, 1300 de cilindrada. O destino é sempre o mesmo – Marrocos – e o número de etapas – sete no total – também.

O grande objetivo desta iniciativa passa por proporcionar uma experiência de vida única, alertar para as necessidades de populações mais desfavorecidas e promover o sentido de entreajuda entre os seus participantes.

Mais informações em Uniraid.org.