Maria Teresa Restivo, professora e investigadora do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente distinguida pela Sociedade Internacional de Pedagogia em Engenharia (IGIP) com o Prémio Adolf Melezinek, como reconhecimento de uma longa, meritória e ativa cooperação mantida com aquele organismo internacional.

Atribuído anualmente a membros que se destaquem pelas suas excecionais contribuições no campo da pedagogia em engenharia e pela longa dedicação à educação da engenharia, este prémio representa um reconhecimento oficial de todo o trabalho desenvolvido pela docente da FEUP, que integra a IGIP desde 2009.

Com uma passagem por diferentes cargos dentro da organização (inclusivamente Presidente) e atualmente Membro do Comité Executivo, Teresa Restivo é a representante da FEUP na IGIP, tendo sido a responsável pelo envolvimento da faculdade no contexto da formação do professor no ensino de engenharia em linha com o currículo internacional reconhecido pela IGIP. Desde 2011 que a Faculdade de Engenharia passou, aliás, a ser reconhecida como Centro Internacional de formação de docentes no contexto da qualificação internacional –  único centro na Península Ibérica.

Ainda na qualidade de representante da FEUP, Teresa Restivo criou a atual newsletter do IGIP e tem sido responsável pela sua manutenção, tarefa que divide com o também docente de Engenharia, José Marques. Desde 2011 que mantém igualmente um papel ativo de cooperação com a organização e conceção da Conferência Anual do IGIP, tendo ainda sido responsável pela reformulação dos grupos de trabalho da Sociedade, em 2016, e a grande impulsionadora do primeiro número da revista científica iJEP.

Questionada sobre o significado da atribuição do Prémio Adolf Melezinek, Teresa Restivo reforça o significado deste tipo de reconhecimento. “Toda esta atividade é, como a maioria das nossas atividades, como académicos, pro bono. Esta distinção do IGIP é um reconhecimento de uma realidade de esforço que se sobrepõe aos nossos deveres enquanto docentes e/ou investigadores da nossa Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto”.

O prémio foi entregue durante a Conferência Anual da IGIP, que decorreu em simultâneo com a International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL’19), de 25 a 28 de setembro, em Banguecoque, Tailândia.

Ao longo de mais de quatro décadas, o IGIP tem trabalhado no sentido de desenvolver o ensino superior de engenharia através da atividade dos seus grupos de trabalho, da realização de conferências, bem como pela definição de uma estrutura curricular de referência para formação pedagógica de docentes de engenharia. Esta é reconhecida internacionalmente com a qualificação ING-PAED,  atribuída anteriormente a 16 docentes da FEUP.