Objetivo cumprido! A ginasta portuguesa  Filipa Martins, estudante da licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), conquistou este sábado um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, durante os Mundiais de ginástica artística, que decorrem em Estugarda, na Alemanha.

Apenas duas semanas depois de ter conquistado duas medalhas na Taça do Mundo de Ginástica Artística, a ginasta do Acro Clube da Maia alcançou o apuramento depois de ter somado 49.698 pontos nas provas de qualificação. Um resultado suficiente para garantir o 20.º lugar das vagas disponíveis para o apuramento olímpico.

Saltos: Filipa Martins: 13.533 pontos

Publicado por Federação de Ginástica de Portugal em Sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Garantido o objetivo principal, a atleta de 23 anos espera agora repetir – e, se possível, melhorar – o “brilharete” alcançado no Rio de Janeiro, em 2016, onde obteve a melhor participação olímpica de sempre (37.ª no ‘all-around) de uma ginasta portuguesa.

“Foram três anos difíceis, em que tive de recuperar de algumas lesões, tive obstáculos e mudanças. Espero nos próximos Jogos ser melhor do que fui no Rio”, disse Filipa Martins, em declarações citadas pela Federação de Ginástica de Portugal no Facebook.

Entre os melhores

Filipa conta no currículo com alguns dos mais brilhantes resultados da história da ginástica portuguesa. (Foto: Carlos Alberto Matos/FGP)

Com uma ascensão meteórica na modalidade, Filipa Martins junta assim mais um capítulo de ouro a um currículo que regista alguns dos mais brilhantes resultados da história da ginástica portuguesa.

Entre eles inclui-se a conquista de várias medalhas na Taça do Mundo de ginástica artística, uma medalha de bronze nas Universíadas 2015 (Coreia do Sul) e várias participações de relevo em campeonatos europeus. Resultados que lhe valeram a liderança do ranking mundial de paralelas assimétricas da Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 2015 e a atribuição do prémio de Atleta do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Em 2018, a estudante representou pela primeira vez as cores da U.Porto em provas universitárias. E não fez por menos. Com duas medalhas de ouro nas provas de Paralelas Assimétricas e Trave, foi uma das figuras da equipa da Universidade que se sagrou campeã nacional universitária.