A ginasta portuguesa Filipa Martins, estudante da licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), conquistou uma medalha de ouro e outra de bronze na Taça do Mundo de Ginástica Artística, que decorreu este fim-de-semana, em Guimarães.

Na cidade-berço, a atleta da Seleção Nacional e do Acro Clube da Maia (ACM) começou por brilhar nas finais de Paralelas Assimétricas, com a conquista da medalha de bronze. O melhor estaria, contudo, reservado para domingo, na final da competição de Trave. Com uma execução perfeita, Filipa suplantou toda a concorrência, garantindo desta forma a única medalha de ouro para Portugal na competição.

Esta prova insere-se na preparação de Filipa Martins para o campeonato do Mundo, que se realiza dentro de duas semanas, em Estugarda (Alemanha). Uma competição que será importante para o apuramento olímpico, o qual Filipa quer repetir após o “brilharete” alcançado no Rio de Janeiro, em 2016, onde obteve a melhor participação olímpica de sempre (37.ª no ‘all-around) de uma ginasta portuguesa.

Filipa conta no currículo com alguns dos mais brilhantes resultados da história da ginástica portuguesa. (Foto: Carlos Alberto Matos/FGP)

Com uma ascensão meteórica na modalidade, Filipa Martins junta assim mais um capítulo de ouro num currículo que regista alguns dos mais brilhantes resultados da história da ginástica portuguesa. Entre eles inclui-se a conquista de várias medalhas na Taça do Mundo de ginástica artística, uma medalha de bronze nas Universíadas 2015 (Coreia do Sul) e várias participações de relevo em campeonatos europeus. Resultados que lhe valeram a liderança do ranking mundial de paralelas assimétricas da Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 2015 e a atribuição do prémio de Atleta do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Já em 2018, a estudante representou pela primeira vez as cores da U.Porto em provas universitárias. E não fez por menos. Com duas medalhas de ouro nas provas de Paralelas Assimétricas e Trave, foi uma das figuras da equipa da Universidade que se sagrou campeã nacional universitária, em Anadia.