A equipa de Remo da Universidade do Porto conquistou, no passado dia 9 de maio, o seu terceiro título consecutivo no Campeonato Nacional Universitário (CNU) da modalidade, que se disputou no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. Apesar do mau tempo que se fez sentir, a comitiva portuense – composta por 15 estudantes-atletas – voltou para casa com duas medalhas de ouro, três medalhas de prata e uma medalha de bronze, para além do troféu coletivo de ouro.

A equipa liderada pelo treinador Ricardo Cardoso arrecadou as medalhas de ouro e prata em Double Scull feminino através das duplas compostas por Carolina Bacalhau (FMUP) e Rita Faria (FCUP), e Inês Silva (FADEUP) e Maria Leão (FADEUP), respetivamente.

Em Double Scull masculino, a dupla constituída por Vasco Bessa (FCNAUP) e Paulo Fidalgo (FEP) sagrou-se campeã nacional universitária. Já André Quesado (FEUP e André Pinto (FCNAUP) venceu a medalha de prata na prova de Quadri Scull masculino.

André Pinto voltou a subir ao segundo lugar do pódio no Skiff masculino. Na prova feminina, a medalha de bronze foi para Inês Silva, estudante-atleta da FADEUP.

A U.Porto esteve representada no CNU de Remo 2021 pelos seguintes estudantes-atletas: Rita Faria e Maria João Marques; (FCUP) André Pinto e Vasco Bessa (FCNAUP); Inês Silva, Maria Leão e Maria Pedroto (FADEUP); Paulo Fidalgo (FEP); Filipe Santos, André Costa, Guilherme Silva, Filipe Carvalho, André Quesado e José Serôdio (FEUP); e Carolina Bacalhau (FMUP).

Recorde-se que os títulos anteriores da U.Porto no CNU de Remo foram conquistados em 2018 e 2019. Em 2020, a competição não se disputou devido à pandemia de COVID-19.