Universidade do Porto surge entre as 300 melhores do mundo e lidera as universidades portuguesas na edição 2022 do prestigiado Academic Ranking of World Universities (ARWU 2022). Trata-se da melhor posição da  sempre da U.Porto naquele que é o mais antigo e de um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior, elaborado pela Shanghai Ranking Consultancy.

A edição deste ano do “ranking de Xangai” avaliou um total de 2500 instituições de ensino superior de todo o mundo, de acordo com o seu desempenho em domínios como a qualidade da educação, dos docentes, a produção científica e a produção per capita (ver metodologia).

De um modo geral, a U.Porto melhorou todos os indicadores analisados face à edição anterior do rankingO grande destaque vai para a pontuação de 47,5 no que respeita ao número de artigos indexados nos Science Citation Index-Expanded e Social Science Citation Index 2021 da Web of Science. Uma prestação que coloca a Universidade à porta das 150 melhores do mundo neste indicador específico.

A instituição portuense regista ainda pontuações de relevo nos indicadores relativos ao número de artigos publicados nas revistas Nature e Science entre 2017 e 2021 (11,6); número de investigadores altamente citados (13,7); e desempenho global da instituição por docente (21,6).

Presente no ranking de Xangai desde 2007, a U.Porto tinha como melhor classificação a presença entre as 301 e as 400 melhores do mundo, posição que repetiu durante 11 anos consecutivos, de 2011 a 2021.

Liderança partilhada em Portugal…

Na comparação com as outras cinco universidades portuguesas presentes no ARWO 2022, a U.Porto assume a liderança – a par da Universidade de Lisboa – entre as instituições melhor classificadas.

Seguem-se a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho, posicionadas entre as 400 e 500 melhores, e a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra, ambas entre os 500.º e 600.º lugares.

Pelo 20.º ano consecutivo, o ranking é liderado pela Universidade de Harvard (EUA), seguida pela Universidade de Stanford (EUA), MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA) e pelas universidades de Cambridge (Reino Unido) e Berkeley (EUA), respetivamente.

Há ainda a destacar a presença de 39 universidades norte-americanas entre as 100 melhores. A primeira instituição não anglo-saxónica classificada – em 16.º lugar – é a Universidade de Paris-Saclay (Praia), parceira da U.Porto na European University Alliance for Global Health (EUGLOH)

… e entre 100 melhores universidades em duas áreas

A subida da U.Porto no ARWU 2022 confirma a tendência verificada no ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, o outro ranking elaborado pela Shanghai Ranking Consultancy

Publicado no passado mês de julho, este ranking destacava a U.Porto entre as melhores em 33 disciplinas científicas (mais uma do que na edição anterior), distinguindo-se como líder nacional em 13.

Considerada a 15.ª melhor do mundo na área de Ciência e Tecnologia Alimentar, a U.Porto destaca-se ainda no grupo das 76-100 melhores no campos das Ciências Veterinárias, A Universidade posiciona-se ainda entre as 101 e as 150 melhores do mundo nos domínios das Ciências AgráriasCiências FarmacêuticasEngenharia BiomédicaEngenharia Química e Saúde Pública.

A U.Porto surge também no grupo das 151 a 200 melhores em BiotecnologiaEcologiaEngenharia CivilInstrumentos de Ciência e TecnologiaMedicina Clínica e, pela primeira vez, em Direito; entre as 201 e as 300 melhores em Ciência e Engenharia do AmbienteCiência e Engenharia da EnergiaCiências BiológicasEngenharia MecânicaEnfermagemGeografiaHospitalidade e Gestão de TurismoMatemáticaMedicina Dentária e Tecnologia Médica; entre as 301 e as 400 melhores em Ciência AtmosféricaCiência e Engenharia de ComputadoresCiências Biológicas HumanasEconomiaEngenharia Elétrica e Eletrónica e  Gestão ; e entre as 401 e as 500 melhores em Ciência e Engenharia de ComputadoresCiência e Engenharia de MateriaisEducaçãoFísica e Química.