Os investigadores da Universidade do Porto Adrián Silva, Ana Rita Ribeiro, Lúcia Guilhermino e Manuel Simões integram a edição 2021 do índice “Highly Cited Researchers”, uma iniciativa da Clarivate Analytics– empresa norte-americana especializada em gestão de informação científica –  que reconhece, anualmente, os cientistas mais influentes a nível mundial, com base no número de citações das respetivas publicações pelos seus pares.

Divulgada esta terça-feira, esta lista de cientistas destaca um total de 6602 cientistas provenientes de 70 países e 21 áreas de investigação, referenciados no repositório Web of Science, o maior indexador mundial de informação científica.

A seleção final corresponde ao ponto percentual de investigadores que se encontram no topo dos mais referidos – entre janeiro de 2010 e dezembro de 2020 – em diferentes teses, monografias, ensaios ou teorias desenvolvidas em diferentes universidades e laboratórios a nível mundial.

Das engenharias à ecologia

Dos quatro cientistas da U.Porto destacados no índice “Highly Cited Researchers” 2021 há a destacar a presença de três com ligações à Faculdade de Engenharia (FEUP). É o caso de Manuel Simões, o único investigador da Universidade presente na edição anterior do ranking e que repete assim a presença entre os mais influentes do mundo.

Professor associado do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Engenharia, Manuel Simões é membro do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da FEUP. A sua investigação incide fundamentalmente no estudo de biofilmes, no desenvolvimento de estratégias antimicrobianas para o controlo do crescimento microbiano e na área da engenharia de bioprocessos.

Já Ana Rita Ribeiro e Adrián Silva são ambos investigadores ligados ao Laboratório de Engenharia de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM) do DEQ/FEUP, estrutura que integra, juntamente com o LEPABE, o Novo Laboratório Associado ALiCE, sediado em Engenharia.

Autora/coautora de mais de 200 publicações nas áreas da Química Analítica e Ciência Ambiental, Ana Rita Ribeiro é a investigadora principal de um projeto financiado pela FCT (SAMPREP) no LSRE-LCM, visando o desenvolvimento de técnicas inovadoras de preparação de amostras para determinação de micropoluentes no meio ambiente, e investigadora responsável na FEUP de um outro projeto financiado pela FCT (ENANTIOTOX). É também editora de edições especiais da Chemical Engineering Journal Advances (Elsevier) e membro do Conselho Editorial de cinco revistas científicas, para além de integrar o Grupo Seed do Water JPI Knowledge Hub (Water4SDGs KH), dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Adrián Silva, por sua vez, é professor auxiliar no Departamento de Engenharia Química da FEUP, para além de ser investigador no LSRE-LCM. Com um percurso científico focado nos domínios da síntese e caracterização de materiais nano- e macro-estruturados e no desenvolvimento de processos de tratamento de águas e águas residuais, é autor/coautor de mais de 500 publicações, incluindo mais de 200 em revistas científicas internacionais e mais de 9 500 citações. Responsável na FEUP por mais de 10 projetos aprovados em concursos competitivos e atual editor da revista Applied Catalysis B: Environmental (Elsevier), soma várias distinções pelo seu trabalho científico, nomeadamente o Prémio Ramôa Ribeiro atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), o Prémio FISOCAT Junior atribuído pela Federação Ibero-americana de Sociedades de Catálise, a Medalha Vicente de Seabra da SPQ, e o Prémio de Excelência Científica da FEUP 2019.

Por fim, Lúcia Guilhermino é professora catedrática no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS) – onde dirige o Programa Doutoral em Contaminação e Toxicologia Ambientais da U.Porto (ICBAS, FCUP e FFUP) e o Programa Doutoral em Ciências do Mar e do Ambiente da U.Porto (ICBAS e FCUP) e da Universidade de Aveiro – e líder do Grupo de Investigação de Meios de Contaminação e Mecanismos de Toxicidade do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR).

Autora de perto de 200 artigos científicos em revistas científicas internacionais especializadas, e mais de 400 comunicações/painéis em encontros científicos,  vem desenvolvendo a sua atividade científica nos domínios da Ecologia e da Ecotoxicologia, com especial enfoque nos domínios da avaliação dos riscos ambientais e do estudo dos efeitos biológicos e ecológicos dos contaminantes ambientais (microplásticos, nanomateriais, farmacêuticos, óleos, …) nas alterações climáticas.

Portugal a crescer. EUA a dominar

No total, o índice Highly Cited Researchers 2021 inclui 16 investigadores ligados a instituições de ensino superior portuguesas, mais seis do que na edição anterior.

Para além dos quatro representantes da U.Porto, a instituição mais representada, a lista inclui ainda investigadores ligados às universidades de Aveiro (2), Lisboa (2), Minho (2), Nova de Lisboa (1) e Católica Portuguesa (1), ao Politécnico de Bragança (2), ao Politécnico do Porto (1) e ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (1).

Estados Unidos da América, China, Reino Unido, Austrália e Alemanha são os países mais representados no ranking deste ano, no qual figuram ainda 24 prémios Nobel. Já a Universidade de Harvard (EUA) é a instituição mais representada, com 214 investigadores entre os mais citados do mundo.