A Universidade do Porto acaba de ser classificada, no Ranking de Xangai Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2021, entre as 301-400 melhores do mundo. Trata-se do mais antigo e de um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior, que analisa mais de 2000 instituições de ensino superior de todo o mundo.

A análise é feita com base em seis critérios, que avaliam a qualidade da educação, dos docentes, a produção científica e a produção per capita. De um modo geral, a Universidade do Porto melhorou todos os indicadores analisados.

O destaque vai para a pontuação de 46,9 (superior ao último ano) relativamente ao número de artigos indexados nos Science Citation Index-Expanded e Social Science Citation Index 2020 da Web of Science. A U.Porto igualmente também a sua classificação relativa ao desempenho global da instituição por docente (Per Capita Performance), obtendo agora uma pontuação de 20,0 valores.

Esta é também a primeira edição do ARWU em que a U.Porto obtém uma pontuação – 7,6 – no critério relativo ao  número de highly cited reserchers.

No panorama nacional, o Ranking de Xangai destaca mais cinco universidades: a Universidade de Lisboa (201-300), Universidade do Minho (401-500), Universidade de Coimbra (501-600), Universidade Nova de Lisboa (601-700) e Universidade de Aveiro (601-700).

Universidade do Porto entre as 100 melhores do mundo em quatro áreas

Recorde-se que, na mais recente edição do ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021, a Universidade do Porto conquistou também uma posição de destaque.  Foi novamente considerada a 15.ª melhor do mundo na área de Ciência e Tecnologia Alimentar, e destaca-se entre as 100 melhores nas disciplinas de Veterinária, Engenharia Biomédica e Engenharia Química.

A U.Porto destaca-se também nas áreas de Ciências Agrícolas, Saúde PúblicaEnfermagem Ecologia (101-150).