O ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2020 volta a colocar a Universidade do Porto entre as 100 melhores do mundo em quatro das áreas científicas analisadas. A U.Porto é a 15.ª melhor do mundo na área de Ciência e Tecnologia Alimentar, está entre as 75 melhores em Veterinária e destaca-se ainda entre as 100 melhores nas disciplinas de Engenharia Biomédica e Engenharia Química.

Neste ranking – que pode ser consultado aquibaseado na produtividade e qualidade científica, a Universidade do Porto distingue-se também como líder nacional em nove das disciplinas analisadas, superando os resultados de 2019. Além das áreas em destaque, a U.Porto é a universidade portuguesa melhor classificada em Biotecnologia (na posição 151-200 mundial), Farmácia (101-150 a nível mundial),  Saúde Pública (101-150), Enfermagem (201-300) e Ecologia (101-150).

No topo nacional estão também as áreas de Medicina Clínica, Medicina Dentária, Tecnologia médica e Ciência e Tecnologia dos Instrumentos (todas entre as 201 e 300 no mundo).

Mais de 4000 universidades avaliadas pela investigação

Entre os critérios em análise no Shanghai Ranking de 2020 estão a qualidade da investigação, as publicações editadas em revistas de grande impacto e o número de citações (com base no banco de dados Web of ScienceInCites). Foram ainda valorizados a colaboração internacional e os prémios académicos atribuídos ao corpo docente e de investigação.

A edição desde ano avaliou mais de 4 mil instituições de todo o mundo em 54 áreas de estudo. O ranking volta a ser dominado pelas universidades norte-americanas, que lideram em 31 áreas. O grande destaque vai para a Universidade de Harvard, que surge em primeiro lugar em 14 das disciplinas analisadas.