Quais são os cursos da Universidade do Porto? Como funcionam as candidaturas? Como é estudar em Portugal? É para responder a estas e outras questões que a Universidade do Porto vai percorrer, ao longo do mês de outubro, as principais cidades da Colômbia, Chile e Brasil, com o objetivo de divulgar a oferta formativa disponível para potenciais estudantes daquela região.

Integrada naquelas que são duas das principais feiras internacionais da América Latina – Expo Estudiante e Expo Progrados -, esta “digressão” sul-americana da Universidade arrancou na Colômbia, com paragens em Bogotá (1 e 2 de outubro) e Medellín (5 de outubro).

Já no último fim-de-semana (8 e 9 de outubro), a U.Porto esteve em Santiago do Chile, capital do Chile, que acolheu a edição local das duas feiras promovidas pela BMI.

Liderada pela Vice-Reitora Maria Joana de Carvalho, a comitiva da U.Porto teve a oportunidade de contactar com centenas de estudantes que mostraram interesse em estudar em Portugal.

“A U.Porto oferece um ensino e investigação de excelência, associados a um conjunto de outras vantagens, que são reconhecidos como pelos potenciais candidatos que nos procuram, em todas as áreas académicas e todos os ciclos de estudos”, destaca a responsável.

A comitiva da U.Porto foi encabeçada por Maria Joana de Carvalho (à esquerda), Vice-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros das Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto. (Foto: DR)

Brasil, aqui vamos nós!

Como já vem sendo tradição, a U.Porto “segue” agora para o Brasil, onde marcará presença, de 11 a 22 de outubro, no Salão do Estudante, maior feira de educação internacional da América Latina.

Num périplo que inclui passagens por cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo, ou Belo Horizonte, a Universidade vai aproveitar para promover a sua oferta formativa junto de milhares de estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de descobrirem a melhor universidade portuguesa.

Reunindo cerca de 200 instituições de ensino superior de todo o mundo, o próximo Salão do Estudante arranca a 11 de outubro, em Copacabana, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro. Dois dias depois, a 13 de outubro, a U.Porto estará no Windsor Oceanico (Barra), fechando assim a presença no Rio de Janeiro.

A equipa da Universidade do Porto segue depois para São Paulo, onde estará, nos dias 15 e 16 de outubro, no Centro de Eventos São Luis. Seguem-se as visitas a Brasília (19 de outubro), Belo Horizonte (22 de outubro) e Salvador (24 de outubro).

No Rio de Janeiro, São Paulo e em Brasília, a U.Porto estará integrada na representação conjunta do stand da Universities Portugal. Já em Belo Horizonte e Salvador, a Universidade marcará presença em stand próprio.

Todos as informações sobre horários e localizações podem ser encontradas no portal oficial do Salão do Estudante. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

Mais incentivos para estudantes internacionais

Com esta presença nas principais feiras da América Latina, a U.Porto reforça a aposta na que, para Maria Joana de Carvalho, constitui uma “geografia estratégica no nosso percurso de internacionalização institucional”, (…)  pela matriz cultural e linguística que nos aproxima e torna preferenciais em termos de procura nestes mercados”.

“Através de ações como esta, a nossa Universidade, que hoje conta já com cerca de 20% de estudantes internacionais no universo total, dá continuidade à atração de talento, garantindo mais massa crítica e intercâmbio de conhecimento, um ambiente cosmopolita e internacional, e a captação de importantes recursos financeiros para a instituição”, acrescenta a Vice-Reitora.

Para Maria Joana de Carvalho, a atração de estudantes internacionais assume igualmente uma importância “fundamental para contrariar os efeitos do declínio demográfico que se tem vindo a agravar no nosso país”.

A pensar nisso, o Programa de Ação da atual Equipa Reitoral da U.Porto prevê um “reforço do Programa de Incentivos para Estudantes Internacionais da Universidade do Porto, até 2026”.

Em curso está também o “desenvolvimento de estruturas de acompanhamento e de integração destes estudantes, que representam um significativo brain gain para o país e para a Universidade”.