Promover a oferta formativa da instituição junto dos estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de descobrirem a universidade portuguesa mais procurada pelos estudantes do Ensino Superior. É com essa missão que Universidade do Porto se encontra no Brasil para participar em mais uma edição do Salão do Estudante, a maior feira de educação internacional da América Latina.

Reunindo dezenas de instituições de diferentes países, a segunda edição do ano do Salão do Estudante 2023 arrancou a 2 de outubro, em Brasília, e, até ao próximo dia 14, passará por mais cinco cidades brasileiras: Rio de Janeiro (3 e 5 de outubro, nas zonas de Copacabana e da Barra, respetivamente), São Paulo (7 e 8 de outubro), Salvador (10 de outubro), Belo Horizonte (12 de outubro) e Curitiba (14 de outubro).

À semelhança de edições anteriores da feira, a U.Porto – representada pelo Serviço de Relações Internacionais da Reitoria e pelas faculdades de Engenharia e de Economia – contará com um stand próprio, onde os estudantes poderão obter todas as informações sobre a Universidade e respetiva oferta formativa, formas de acesso ao Ensino Superior em Portugal, bem como a Cidade do Porto, nas suas vertentes cultural e social.

Para além do contacto com o staff da U.Porto, os visitantes do Salão do Estudante terão também a oportunidade de interagir com antigos estudantes brasileiros da Universidade.

No stand da U.Porto, os visitantes do Salão do Estudante podem encontrar informação detalhada sobre tudo o que envolve estudar na Universidade. (Foto: DR)

Em paralelo com a participação na feira, esta “digressão” da U.Porto pelo Brasil incluiu também um encontro na Embaixada de Portugal em Brasília.

Estão igualmente agendadas visitas a várias escolas e colégios das cidades que integram o roteiro do “Salão do Estudante”. Nestas visitas, os alunos interessados em estudar em Portugal. vão poder esclarecer todas as dúvidas sobre um possível percurso académico na Universidade.

Os alunos do Colégio Marista, em Brasília, receberam a comitiva da U.Porto no dia 2 de outubro. (Foto: DR)

O Brasil aqui tão perto

Com esta presença no Salão do Estudante, a U.Porto dá continuidade a um esforço de internacionalização que se tem traduzido na crescente procura que a Universidade tem vindo a registar entre os estudantes brasileiros.

Para este fenómeno contribui a forte aposta da Universidade na criação de condições que permitam facilitar o acesso aos seus cursos a todos os estudantes brasileiros (que não possuam dupla nacionalidade portuguesa). Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes que pretendam ingressar na Universidade através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais, que serve de “porta de entrada” nos cursos de Graduação –  1.º ciclo (licenciatura) e mestrado integrado – da U.Porto a estudantes internacionais oriundos do Brasil.

Na verdade, não é por acaso que a U.Porto é um destino preferencial para os estudantes brasileiros. Além dos fortes laços culturais que unem Portugal e Brasil, a excelência do ensino e investigação e as experiências de sucesso relatadas por outros estudantes brasileiros  constituem fatores cruciais para a escolha dos estudantes.

Por outro lado, a própria cidade, considerada um dos melhores destinos da Europa, constitui um porto seguro, com ótima qualidade de vida, permite estudar na Europa sem mudar de idioma e a um custo acessível, em comparação com as outras cidades europeias.