Quais são os cursos da Universidade do Porto? Como funcionam as candidaturas? Como é estudar em Portugal? É para responder a estas e outras questões que a Universidade do Porto vai percorrer, ao longo dos meses de fevereiro e março, as principais cidades do México, Colômbia, Perú e Brasil, com o objetivo de divulgar a oferta formativa disponível para potenciais estudantes daquela região.

Integrada naquelas que são duas das principais feiras internacionais da América Latina – Expo Estudiante e Expo Progrados -, esta “digressão” sul-americana da Universidade vai arrancar no México, com paragens em Monterrey (22 de fevereiro), Ciudad de México (24 e 25 de fevereiro) e Guadalajara (27 de fevereiro).

Já no início de março, a comitiva da U.Porto ruma à Colômbia, onde estará presente em Bogotá (2 e 3 de março) e Medellin (6 de março). Segue-se Lima, capital do Perú, que acolherá, a 9 e 10 de março, a edição local das duas feiras promovidas pela BMI.

No stand da U.Porto, os estudantes vão encontrar informação detalhada sobre a oferta formativa disponível na melhor universidade portuguesa. (Foto: DR)

Brasil, aqui vamos nós!

Como já vem sendo tradição, a U.Porto “segue” depois para o Brasil, onde marcará presença, de 16 a 27 de março, no Salão do Estudante, maior feira de educação internacional da América Latina.

Num périplo que inclui passagens por cidades como São Paulo ou o Rio de Janeiro, a Universidade vai aproveitar para promover a sua oferta formativa junto de milhares de estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de descobrirem a melhor universidade portuguesa.

Reunindo cerca de 200 instituições de ensino superior de todo o mundo, o próximo Salão do Estudante arranca a 16 e 17 de março, em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca.

A equipa da Universidade do Porto segue depois para o Rio de Janeiro, onde estará, nos dias 19 de março, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro (em Copacabana), e 20 de março, no Windsor Barra Hotel (na Barra). O périplo inclui ainda paragens em Brasília (22 de março), Salvador  (24 de março), Campinas (26 de março) e Curitiba (27 de março).

Todos as informações sobre horários e localizações podem ser encontradas no portal oficial do Salão do Estudante. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

Mais de 700 vagas para estudantes internacionais

A presença da U.Porto nas principais feiras de ensino da América Latina acontece numa altura em que decorre a 2.ª fase de candidaturas ao Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2024/2025, a principal “porta de entrada” nos cursos de Graduação –  1.º ciclo (licenciatura) e mestrado integrado – da Universidade do Porto para estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa.

No total, são 738 As vagas exclusivas para um número recorde de 53 cursos que a U.Porto tem reservadas para estudantes internacionais (que não possuam nacionalidade portuguesa ou de outro Estado-membro da União Europeia, sendo por isso detentores do Estatuto do Estudante Internacional) no próximo ano letivo.

Para mais informações (condições de acesso, vagas, prazos de candidatura, etc.), consultar o Portal da Universidade do Porto.