A Universidade do Porto e respetivas faculdades vão marcar presença na 14.ª edição da Futurália, que decorre de 22 a 25 de março, na FIL, em Lisboa.

Neste regresso à maior feira de educação, formação e empregabilidade do país, a U.Porto apresenta-se com a ambição de dar a conhecer a sua vasta oferta educativa da aos milhares alunos do ensino secundário – mas não só – de todo o país que são esperados nos quatro dias do certame.

Para tal, no espaço reservado à Universidade – localizado no Pavilhão 02 > Stand 2A08 -, os visitantes vão poder obter esclarecimentos sobre a oferta formativa da instituição, bem como participar em atividades interativas propostas pelas várias faculdades representadas. Para além disso, poderão interagir com estudantes da U.Porto, que partilharão na primeira pessoa a experiência do que é estudar na melhor universidade portuguesa.

À semelhança do que aconteceu com a Qualifica, a participação da U.Porto na Futurália serve também de “ensaio” e espaço de divulgação para a próxima edição da Mostra da Universidade, a decorrer de 20 a 23 de abril, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O espaço dedicado à U.Porto está situado no Stand 2A08 (Pavilhão 02) da feira. (Foto: U.Porto)

Educação para todos

Tendo como mote “Ninguém fica para trás. Educação para todos”, a edição deste ano da Futurália apresenta como temas fortes a sustentabilidade na educação, a aprendizagem ao longo da vida e a educação para a transição digital. Preocupações que se refletem numa programação voltada para a descoberta de novas ofertas e propostas formativas para estudantes, jovens licenciados e adultos, empregados ou à procura de novas oportunidades.

Para além da visita aos quase 300 expositores presentes, o programa da feira oferece ainda momentos de talks e workshops destinados aos estudantes. À semelhança de edições anteriores, será igualmente disponibilizada uma área dedicada ao «Emprego e Empregabilidade» –  com a participação de empresas e a ações de recrutamento a decorrer no evento -, juntamente com uma «Sala do Professor», reservada apenas para professores.

As novidades deste ano incluem o «Futurália Outdoor Arts», um espaço que visa promover a cultura urbana. À espera dos visitantes estarão também os «Embaixadores Futurália», estudantes que participam ativamente na divulgação e na dinamização do evento no ambiente digital.

A 14.ª edição da Futurália abre ao público de 22 a 24 de março (quarta-feira a sexta-feira), entre as 10h00 e as 19h00, e no dia 25 de março (sábado), das 11h00 às 20h00.

O bilhete diário custa 8 euros e pode ser adquirido online ou na bilheteira da feira. As escolas interessadas podem também agendar visitas de estudo, com preços especiais. A entrada para crianças até 10 anos (inclusive) é gratuita.