Os professores e investigadores Anne Marie Fontaine, António Augusto Fernandes, António Fernando Silva, Eugénio da Costa Oliveira e José Sarsfield Cabral são os mais recentes membros do restrito grupo dos Professores Eméritos da Universidade do Porto. O título destina-se aos professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços à instituição e que, por isso mesmo, continuarão a colaborar com a Universidade nos próximos cinco anos.

Com quase de 40 anos de ligação ao ensino da Psicologia, e em particular à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), a cuja fundação está ligada, Anne Marie Fontaine foi professora na FPCEUP até 2017. Autora de mais de 200 publicações, destacou-se também como investigadora no Centro de Psicologia da U.Porto, desenvolvendo o seu trabalho nas áreas da psicologia diferencial, psicologia da educação e desenvolvimento diferencial. Enquanto Professora Emérita da U.Porto, Anne Marie Fontaine terá como missão promover a internacionalização das atividades de formação avançada e de investigação da FPCEUP.

Professor da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) desde 1971, António Augusto Fernandes dedicou a sua vida à atividade letiva e de investigação no domínio da Engenharia Mecânica. Antes da sua jubilação,  em 2019, foi diretor do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e também do IDMEC, instituto privado de I&D de que a Faculdade de Engenharia é sócia fundadora. Enquanto investigador do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI )e responsável pelo Centro de Competências em Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Serviços da FEUP, destacou-se igualmente no desenvolvimento de novos produtos e serviços, integridade estrutural e biomecânica. As novas funções de António Augusto Fernandes passam agora por promover e negociar projetos de investigação na área da Engenharia Mecânica e fomentar as iniciativas de apoio à captação de recursos financeiros e filantropia desenvolvidas pela FEUP.

António Fernando Silva iniciou a sua carreira de docente na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) em 1972. Durante as quase cinco décadas seguintes, foi presidente do Conselho Pedagógico e do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP, tendo-se ainda notabilizado pelo trabalho de investigação desenvolvido nos ramos da eletroquímica, eletroanálise e química das superfícies. Em 2010, tomou posse como diretor da FCUP, cargo que desempenhou até à sua jubilação, em 2019. Durante os próximos cinco anos, António Fernando Silva estará responsável pela Coordenação Científica e Administrativa do Centro de Investigação em Química da U.Porto (CIQUP). Faz também parte das suas novas funções promover a divulgação da área da eletroquímica numa fase de transição energética.

Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, Eugénio da Costa Oliveira desempenhou funções como docente entre 1975 e 2018, ano em que deu a sua última aula. Elemento fundador e diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIAAC), e membro fundador da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), destacou-se também como Coordenador Científico dos Laboratórios SAPO/U.Porto. Em 1983, recebeu o Prémio Gulbenkian para a Ciência e Tecnologia. Até 2025, o novo Professor Emérito estará responsável pelo aconselhamento e incremento de atividades de investigação em Engenharia Informática e Inteligência Artificial na U.Porto.

Por fim, José António Sarsfield Cabral iniciou a sua carreira académica na FEUP em 1984, sendo Professor Catedrático desde 2006. Com mais de 35 anos dedicados ao ensino da Engenharia, teve um papel crucial na criação e desenvolvimento do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, que dirigiu desde a sua criação, em 2008, e até 2018. Jubilado em 2019, foi Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Melhoria Contínua entre 1999 e 2014. Um ano depois, foi distinguido pela Associação Portuguesa para a Qualidade (AQP) com o Prémio Personalidade Qualidade. As suas novas funções como Professor Emérito incluem a criação e condução de um “Observatório da Avaliação” na FEUP para avaliar os docentes e técnicos da Faculdade.

Este é o 15.º ano em que a U.Porto distingue os seus professores reformados e jubilados. Desde a instituição do título de Professor Emérito, em 2004, a Universidade do Porto já distinguiu 57 docentes e investigadores.

Ao contrário do que é habitual, e face às medidas adotadas pela U.Porto ao abrigo do seu Plano de Contingência para a COVID-19, a proclamação pública dos novos Professores Eméritos não terá lugar na Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade, entretanto cancelada. Em vez disso, será assinalada numa celebração “virtual”, a decorrer no dia 22 de março, em www.up.pt/dia-uporto.