A Universidade do Porto, ao abrigo do seu Plano de Contingência para a COVID-19, cancelou esta sexta-feira a realização da 19.ª Mostra da U.Porto. A decisão teve em conta as mais recentes recomendações emitidas pela Direção-Geral da Saúde e foi tomada com base numa avaliação de risco , segunda a qual o evento poderia representar “um foco de contaminação ao agregar um elevado número de pessoas no mesmo espaço”.

A Mostra deste ano estava prevista para o período de 26 a 29 de março, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Por ali deveriam passar perto de 20 mil participantes, na sua grande maioria vindos das escolas secundárias e básicas de norte a sul do país.

O cancelamento decretado pela U.Porto visa então “privilegiar a prevenção de contágio da doença COVID-19”. Em causa está uma questão de saúde pública, não estando prevista uma nova data para a realização da Mostra em 2020.

Ainda no âmbito das mais recentes recomendações da Direção-Geral da Saúde e da Task-Force da Universidade do Porto para a COVID-19, foi igualmente  desaconselhada a realização de eventos públicos ou eventos de massas pela U.Porto ou nas suas instalações. Neste sentido, ficam também cancelados e/ou adiados todos os eventos incluídos na agenda cultural da Casa Comum (Reitoria).

As várias faculdades da U.Porto estão entretanto a seguir as mesmas recomendações e cancelaram/adiaram os seus eventos públicos, adotando as medidas necessárias para reduzir a disseminação da doença COVID-19.

Sessão Solene do Dia da Universidade cancelada

Entre os eventos institucionais agora cancelados inclui-se também a realização da Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade, um evento agendado para 23 de março e que serviria para assinalar o 109.º aniversário da U.Porto

Recorde-se que o Notícias U.Porto tem vindo a dar a conhecer, desde o início de março, os os vencedores dos vários prémios e distinções que deveriam ser entregues no Dia da Universidade 2020. Entre eles incluem-se os 21 vencedores do Prémio Incentivo 2020, os novos Professores Eméritos da U.Porto e o vencedor do Prémio de Excelência na Investigação Científica.