António Augusto Fernandes, Professor Catedrático e responsável pelo Centro de Competências em Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Serviços da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), vai proferir a sua última aula no próximo dia 10 de outubro.

Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP, mestre e doutor na mesma área pela Universidade de Cranfield, no Reino Unido, António Augusto Fernandes iniciou a carreira docente em 1971. É Professor Catedrático da FEUP desde 1990.

Com experiência na indústria (oito anos como colaborador da Sepsa), foi diretor do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e também do IDMEC, instituto privado de I&D de que a Faculdade de Engenharia é sócia fundadora , durante mais de 20 anos. Ao longo da sua carreira académica foi gestor de projetos europeus e nacionais: é membro do Painel TGS8 do Programa Research Fund for Coal and Steel da União Europeia (desde 2009) e membro do Conference Board da conferência internacional Innovation and Product Development Management do European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM). Foi Presidente do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros e Delegado Nacional em programas de I&D europeus. É Membro da Comissão Executiva  da Federação Ibero  Americana de Engenharia Mecânica.

Os seus interesses de investigação atuais centram-se no desenvolvimento de novos produtos e serviços, integridade estrutural e biomecânica. É autor de dois livros de texto editados pela Fundação Calouste Gulbenkian e Lidel e mais de 100 artigos em revistas internacionais.

A última aula de António Augusto Fernandes está marcada para as 17h00, na sala B032, e será antecedida por uma intervenção de João Falcão e Cunha, Diretor da FEUP. Falarão também  Carlos Mota Soares, do IST, e os docentes Paulo Tavares de Castro, Renato Natal Jorge e Jorge Seabra, do DEMec.

A cerimónia de jubilação termina com um Porto de Honra no FEUP Lounge.