Com mais de 35 anos dedicados ao ensino da Engenharia, José Sarsfield Cabral foi pró-reitor da U.Porto entre 1999 e 2014. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

O Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber, no próximo dia 1 de março, a Última Aula de José António Sarsfield Cabral, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial (DEGI) da FEUP.

Licenciado em Engenharia Mecânica (1973) e doutorado na mesma área (1990) pela FEUP, Sarsfield Cabral iniciou a sua carreira académica na faculdade em 1984, sendo Professor Catedrático desde 2006. Com mais de 35 anos dedicados ao ensino da Engenharia, teve um papel crucial na criação e desenvolvimento do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP.

No âmbito da Universidade do Porto, assumiu vários cargos de gestão, nomeadamente o de pró-reitor de 1999 a 2014, sendo responsável pelo serviço de Melhoria Contínua. Foi ainda Diretor do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP desde a sua criação em 2008, até 2018, Diretor da Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial, Presidente do Conselho de Administração da NET – Novas Empresas e Tecnologias, S.A., membro do Conselho Geral da EGP / Porto Business School e membro da Comissão Executiva da Fundação Gomes Teixeira,

Fora da Universidade, foi membro da Comissão Instaladora e do Conselho Diretor da APGEI – Associação Portuguesa de Gestão Industrial, Vice-Presidente da Associação Portuguesa Para a Qualidade, Presidente da Fundação Para o Museu do Douro e Presidente do Conselho Técnico Consultivo da Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense. É atualmente membro do Conselho de Administração da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, membro do Conselho de Curadores da Fundação Belmiro de Azevedo e presidente da Assembleia Geral da Associação Bagos d’Ouro.

Sarsfield Cabral foi distinguido com o prémio Personalidade Qualidade 2015, atribuído pela Associação Portuguesa para a Qualidade, dado o seu contributo profissional e académico para a área da Qualidade.  Foi fundamentalmente nesta área que desenvolveu toda a sua atividade académica, a par da estatística aplicada.

A última aula está marcada para as 16h45 e será antecedida por uma intervenção de João Falcão e Cunha, Diretor da FEUP e do Professor do DEGI Rui Guimarães. Haverá ainda espaço para um momento de partilha de testemunhos da intervenção de Sarsfield Cabral por personalidades de diferentes quadrantes da sociedade.

A cerimónia de jubilação de Sarsfield Cabral termina com um Porto de Honra de convívio no Átrio da FEUP.