Que papel pode e deve ter a Universidade na dinamização cultural de uma região e de um país? Que instituições pode mobilizar e quantos palcos de fruição pode proporcionar? Quantas cidades, dentro da mesma cidade, pode fazer imaginar? Estas são algumas das questões que estarão em debate no próximo dia 4 de dezembro, no  primeiro Encontro Nacional Universidade e Cultura, organizado pela Universidade do Porto, em parceria com o Plano Nacional das Artes.

A decorrer num formato totalmente online, esta conferência virtual será o primeiro de um conjunto de encontros que se propõe refletir sobre a responsabilidade cultural das universidades.

O programa desta primeira edição será composto por múltiplas sessões, durante as quais a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Reitor da U.Porto e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António de Sousa Pereira, o Comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, assim como representantes de outras unidades e instituições nacionais, partilharão projetos, perspetivas e desafios.

Entre os oradores internacionais destacam-se por sua vez Fernando Mencarelli, diretor de ação cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), e Emmanuel Ethis, atual Reitor da Academia de Rennes (França), que presidiu à Comissão Cultura e Universidade: para uma transformação cultural da universidade francesa, de 2010.

“Instituir a universidade como um lugar de cultura”

Para Fátima Vieira, a Vice-Reitora da U.Porto com o pelouro da Cultura, é necessário “instituir a universidade como um lugar de cultura: uma cultura que questiona, explora, imagina e se interessa pelo Outro, que transgride as fronteiras do saber, que dá instrumentos para a compreensão do mundo, que se assume como princípio fundador de valores sociais, ecológicos e de cidadania, como ferramenta de colaboração e participação e como motor de uma dinâmica universitária de criatividade e inovação”.

É, de resto, neste contexto que a U.Porto tem vindo a revitalizar espaços e a promover um programa regular de atividades – grande parte dos quais, através da Casa Comum – em estreita ligação com as suas unidades orgânicas e com os agentes culturais da sociedade civil. Só nos últimos dois anos, a Universidade organizou mais de 450 eventos, entre exposições, debates, palestras, workshops, visitas guiadas ou atividades educativas.

Em paralelo com esta dinâmica cultural mais recente, os museus da Universidade guardam um património valioso e dão corpo a um guia histórico do conhecimento e das artes da cidade, cuja valorização constitui apenas uma parte da politica cultural da U.Porto. Fátima Vieira defende que “a fruição estética”, assim como a criação artística “devem fazer parte integrante da formação universitária, reforçando a construção da identidade dos estudantes e afirmando a Universidade como lugar de permanente criação e difusão de saberes”.

As sessões do Encontro Nacional Universidade e Cultura #1 podem ser acompanhadas, em direto, no Canal de Youtube da Universidade do Porto.