Através do Campus Iberoamerica, a comunidade académica e científica ibero-americana pode aceder a informação detalhada sobre oportunidades de mobilidade disponíveis nos 22 países da região. (Foto: Egidio Santos)

São mais de 25 mil oportunidades de mobilidade abertas a estudantes universitários e investigadores dos 22 países da Ibero-América e encontram-se disponíveis, à distância de um clique, em campusiberoamerica.net. É essa a “morada” do Campus Iberoamerica, uma plataforma apresentada, no passado dia 2 de julho, na Reitoria da Universidade do Porto, à margem da cimeira anual do Conselho Universitário Ibero-Americano (CUIB).

Dinamizada pela Secretaría General Iberoamericana (SEGIB), esta ferramenta inovadora nasce com o objetivo de facilitar à comunidade académica e científica ibero-americana o acesso à informação sobre programas e outras iniciativas de  mobilidade (bolsas de estudo, intercâmbios, entre outras) existentes na região.

Já na ótica das universidades, centros de investigação e outras instituições presentes, a plataforma – disponível em português e espanhol – oferece um poderoso canal de comunicação e divulgação de seus programas e iniciativas de mobilidade.

Na prática, cabe às próprias instituições parceiras – entre as quais a Universidade do Porto – publicar as ofertas no Campus Iberoamerica. Ali, os utilizadores podem também encontrar informações relevantes sobre os países de origem e destino, para além de alguns benefícios exclusivos (descontos em passagens aéreas, acomodação ou seguro de viagem, entre outros).

A apresentação da plataforma decorreu no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto e foi liderada pelo diretor de Conhecimento Latino-Americano (SEGIB), Felix Garcia Lausín. “Trata-se de uma janela que se abre ao conjunto de oportunidades mobilidade académica oferecidas pelas universidades e demais instituições de ensino superior ibero-americanas”, defende aquele responsável.

A cerimónia contou ainda com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior de Portugal, João Sobrinho Teixeira, para quem a nova plataforma reflete a “aposta do Governo de Portugal no talento e na internacionalização” da comunidade académica e científica.

Recorde-se que, só no ano letivo 2018/2019, mais de 2500 estudantes provenientes de mais de 70 países estudaram na U.Porto ao abrigo de programas de mobilidade no Ensino Superior. Em sentido contrário, 1326 estudantes da Universidade tiveram a oportunidade de viajar para 45 países para um período de mobilidade OUT.