Em 2018, a cimeira anual do CUIB teve lugar na Universidad Técnica Federico Santa María, no Chile. (Foto: DR)

A Reitoria da Universidade do Porto recebe, nos dias 2 e 3 de julho, a XVII Cimeira anual do Conselho Universitário Ibero-Americano (CUIB), composto por reitores de universidades de 21 países da América Latina e Península Ibérica,

Neste encontro serão debatidas questões de cooperação de ensino e científicas entre a América Latina e a Europa, envolvendo um grupo alargado de interlocutores. Um dos principais temas será o da mobilidade de estudantes e docentes, bem como a realização de programas de doutoramento conjuntos, promovendo a criação e o fortalecimento de redes de investigação.

A sessão contará com a presença do recém-eleito presidente da Associação Europeia de Universidades (EUA), o irlandês Michael Murphy, que irá traçar as principais linhas de orientação da estratégia das universidades europeias e propor novos formatos de cooperação da Europa com a América Latina.

O encontro arranca já esta segunda-feira, 1 de julho, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde se discutirá o papel da academia e ciência no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Segundo o reitor da UTAD e presidente do CRUP, a agenda será uma motivação constante dos sistemas de ensino superior e de investigação, com vista o aumento da sua presença, influenciando a formulação de políticas públicas dos dois continentes.

O Conselho Universitário Ibero-americano foi criado em 2002 na Colômbia e junta Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.