E se, de repente, um objeto nos contasse a sua história. Que pode ser, também, a história da cidade onde vivemos. Ou do país de onde é proveniente… A partir de 3 abril e até setembro do próximo ano, todos os meses, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) vai partilhar a beleza, as particularidades e as origens de animais e objetos, abrindo assim uma janela para o vasto património das suas reservas.

Todos os meses, quem passar pelo átrio de entrada da Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira), vai então encontrar um “tesouro” proveniente do MHNC-UP. Quando estiver junto da(s) peça(s) em exposição, basta apontar o telemóvel para o QR Code e ficar a conhecer o/a respetivo/a curador/a e as histórias que tem para contar.

Quem inaugura este Breviário? O tema é Páscoa: Renascimento. E o objeto não poderia ser mais simbólico. Ricardo Jorge Lopes é curador da coleção de ornitologia (aves) do MHNC-UP e escolheu os ovos. O que o seduziu? A diversidade de formas, padrões, tamanhos e cores, mas não só. Esta diversidade prende-se, claro está, com a diversidade de espécies de animais aqui representados: “Desde pardais, melros (de pequeno porte), como as andorinhas do mar ou aves de rapina”, apresenta.

Então… Porquê ser esta a primeira escolha? “Os ovos representam uma das estruturas mais complexas e mais perfeitas da natureza”, explica o curador. “Protege, durante uma fase que é crucial na vida do animal, permite-lhe respirar, fornece-lhe nutrientes, mas também é delicado o suficiente para poder ser quebrado pela própria ave no final dessa fase”.

Por tudo isto, resume Ricardo Jorge Lopes, “é uma estrutura incrível… Para mim uma das mais perfeitas da natureza”.

Como é que os ovos vieram cá parar

A coleção de ovos do MHNC-UP remete-nos para quem fez a doação ao museu e que é, também, uma personalidade ligada à história da cidade e da ornitologia. Henry Waldo Coverley foi Vice-Cônsul Britânico no Porto e considerado, por alguns, como “o pai da ornitologia portuguesa”. Lançou, na primeira metade do século XX  Bird Notes – Portugal. Terá coletado ovos para o Natural Museum of South Kensington e para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Este livro surge, aproximadamente, duas décadas depois do Birds of Portugal de William C. Tait.

A coleção de ovos de Henry Waldo Coverley foi posteriormente doada ao MHNC-UP. Como “não havia binóculos nem telescópios”, a existência deste tipo de coleções era “uma prática comum desde a época vitoriana, até aos anos 1930”, já que permitia uma observação e um contacto direto com a natureza.

O curador da coleção de Ornitologia do MHNC-UP com um dos exemplares de ovos que vão estar em exposição na estreia do “Breviário”. (Foto: DR)

Este Breviário vai dar-nos a conhecer novos objetos, a cada mês, até setembro de 2024. Quem quiser, pode aproveitar para fazer uma visita ao ao Pólo Central do MHNC-UP (entrada pelo Jardim da Cordoaria), onde encontrará o Laboratório Ferreira da Silva e a exposição O Museu à Minha Procura .

Se quiser conhecer mais, basta fazer uma visita aos Bastidores do Museu, nomeadamente às Reservas de Zoologia, Arqueologia e Etnografia, e Herbário.