Há uma “codificada” em QR-Code (em cima), outra inspirada no universo Minecraft e até uma “horta” povoada pelos 118 elementos “mágicos”. Mas há também propostas construídas em cortiça, madeira, rolos de algodão e até garrafões de plástico. Ao longo dos próximos meses, estas são algumas das originais tabelas periódicas que podem ser apreciadas no polo central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), numa visita à exposição “Tabela Periódica: para além dos 150 anos“.

Integrada nas comemorações dos 150 anos da primeira Tabela Periódica, idealizada pelo  físico russo Dmitri Mendeleiev, esta exposição resulta do concurso lançado no início do ano pelas faculdades de Ciências (FCUP) e de Engenharia (FEUP) da U.Porto (FEUP) e pelo ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).

O desafio, aberto a toda a comunidade, passava por desenvolver tabelas periódicas originais, da forma mais criativa possível e sempre com o maior rigor científico.

Um repto que mereceu resposta de escolas, mas também de investigadores e outros participantes do norte a sul do país. O resultado, esse, está expresso nas cerca de 20 tabelas provenientes de todo o país, que povoam agora uma das salas do MHNC-UP.

O trabalho vencedor do concurso propõe uma tabela periódica feita em selos com referência a várias figuras e momentos históricos da Química. (Foto: U.Porto)

À descoberta da Tabela Periódica

A inauguração da exposição decorreu esta terça-feira, no Auditório da Casa Comum, e contou com as intervenções do Comissário Nacional,  José Ferreira Gomes, do Presidente da International Union of Pure and Applied Chemistry, Christopher Brett, do Presidente da Sociedade Portuguesa de Química, Artur Silva, e do Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira.

Para além da apresentação dos projetos premiados no âmbito do concurso “Tabela Periódica: para além dos 150 anos”, a sessão incluiu ainda a exibição de alguns videoclips da peça “O Bairro da Tabela Periódica”, terminando com uma visita à exposição.

Uma tabela feita em garrafões de água ocupa parte do teto da sala da exposição. (Foto: U.Porto)

A “Tabela Periódica: para além dos 150 anos” ficará agora patente ao público até 29 de março de 2020. A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, no 4.º piso do Polo Central do MHNC-UP – Polo Central (Edifício Histórico da Reitoria da U.Porto, à Cordoaria)

A entrada é livre e gratuita.

Mais informações aqui e/ou na página do evento no Facebook.