Manuel Monte é docente do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP. (Foto. DR)

Chama-se, ainda que provisoriamente, “Bairro da Tabela Periódica” e conta, ao longo de seis cenas integradas em dois atos, as peripécias dos 118 residentes – os elementos da tabela periódica. Falamos da peça de teatro da autoria de Manuel Monte, docente do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que deverá ser levada a cena ainda este ano, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química.

Neste bairro, os residentes vivem num espaço dividido em quatro blocos, divisão essa que existe realmente na tabela periódica. A ação centra-se sobretudo em reuniões de condomínio, onde se discutem temas, como por exemplo, as questões de género, explorando curiosidades como o facto de, na tabela periódica, apenas existirem dois elementos conjugados no feminino – a Prata e a platina.

Esta não é uma estreia do docente da FCUP no mundo das peças de teatro. Manuel Monte já tinha feito traduções de peças escritas pelo químico Carl Djerassi (Oxigénio em 2006 e Falácia em 2011, as duas levadas a cena pela companhia de teatro Seiva Trupe). A divulgação científica é uma das áreas de aposta deste docente e, por isso, no âmbito dos 150 anos da tabela periódica, surgiu  a ideia de criar uma peça de teatro divertida sobre a tabela periódica.

Esta é mais uma iniciativa levada a cabo pela Faculdade de Ciências da U.Porto para assinalar os 150 anos da Tabela Periódica . Este ano, a FCUP participou já na construção de uma tabela periódica humana e na organização do Global Women Breakfast, em conjunto com a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e com o Instituto Superior de Engenharia do Porto.