A proposta de Daniel C. Carvalho teve como inspiração a “relação entre a navegação e a agricultura”. (Imagem: DR)

Daniel C. Carvalho, antigo estudante da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e colaborador do grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de estudos de arquitectura e urbanismo (FAUP | CEAU), foi distinguido com o terceiro prémio do concurso internacional de ideias Museum of the Ancient Nile (MoAN) Egypt.

Dirigido a estudantes e recém graduados em arquitetura  de todo o mundo, o concurso tinha como objeto a criação de um museu dedicado à história do rio Nilo, sublinhando a sua importância no desenvolvimento das civilizações do Antigo Egipto e consequentemente o seu papel na história da humanidade.

Tendo como inspiração a “relação entre a navegação e a agricultura”, o projeto de Daniel Carvalho procurou “estabelecer esse relacionamento duradouro através da representação estacionária dos antigos barcos e métodos de navegação e construção no próprio edifício, capturando a dicotomia das diferentes maneiras que os egípcios usavam e continuam a usar o rio”. O resultado é “um barco e um prédio ao mesmo tempo, navegando pelos campos de erva e água”.

O concurso contou com a participação de 264 equipas de 44 países diferentes. O primeiro prémio foi atribuído à equipa constituída por Álvaro Jiménez Zúñiga, Omar Páez Albitre, Yacme Mangrané Sierra e Diego Botella e o segundo prémio à equipa de Najda Djuhara, Dennis Cahya Indra, Ahmad Zabel Fachreza e Rama Dwiwahyu. Foram atribuídas ainda cinco menções honrosas.

O Júri foi composto por Xander Vermeulen (Director de XVW architectuur), Ione Ruete (Directora Barcelona Building Construmat), Marisa Santamaría (Directora de Relações Institucionais e Projectos Especiais IED Madrid), Pilar Calderón (Arquitecta, Sócia-fundadora de Calderon-Folch Studio), Silvia Perea (Comissária de arte e arquitectura) e Andrés González-Meneses (vencedor do concurso CaVA Arizona).

Mais informações aqui.