Daniel Guimarães, Gonçalo Martins e Gonçalo Ramos, estudantes do 3.º ano de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), foram os vencedores da 6.ª edição do TecStorm, na categoria da Vodafone – Connect for a Better Future, uma competição dedicada ao desenvolvimento de projetos relacionados com a conectividade que permitissem solucionar os desafios do dia-dia-dia. O empenho da equipa no desenvolvimento do protótipo do projeto, durante a maratona de 24 horas, garantiu-lhes ainda o prémio de melhor protótipo da competição, este último atribuído pela Worten.

A equipa da FEUP destacou-se entre os mais de 150 participantes desta maratona tecnológica que decorreu durante os três dias do fim-de-semana prolongado de 25 abril, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, consolidando a TecStorm como a maior competição universitária de tecnologia a nível nacional que fomenta o empreendedorismo e desafia os universitários a apresentarem ideias disruptivas e impactantes para a sociedade.

O projeto premiados consiste numa passadeira inteligente – completamente automatizada, conectada e sincronizada – que tem como objetivo aumentar a segurança dos peões nas passadeiras, reduzindo o número de atropelamentos. O sistema desenvolvido pelos três estudantes da Faculdade de Engenharia deteta a aproximação do peão à passadeira, com recurso a sensores de movimento, e ativa uma luz de pré-aviso. Todo o sistema está conectado e síncrono.

Segundo a equipa, e de acordo com dados estatísticos oficial, Portugal apresenta índices de mortalidade de peões, por milhões de habitantes, bastante superiores à média europeia. Acresce que a falta de visibilidade é apontada como uma das maiores causas de atropelamentos.

O projeto da equipa vencedora da categoria apadrinhada pela Vodafone Portugal foi mentorado por profissionais da própria empresa de telecomunicações, que auxiliaram os estudantes nas vertentes técnicas e estratégicas. A primeira focou-se no desenvolvimento de um protótipo das soluções propostas e a segunda visoua preparar os jovens para a competição, nomeadamente para a apresentação do protótipo e da evolução do projeto, mas também do business plan e do pitch associado.

As 24 horas da TecStorm

O cronómetro do hackaton começou a contagem decrescente no sábado, 23 de abril. O domingo, 24 de abril, foi o dia decisivo: depois de horas intensas de trabalho, as equipas a concurso (mais de 100 jovens) apresentaram, de manhã, o seu protótipo, bem como todos os detalhes do projeto, desde o seu progresso ao plano de negócios. E ainda fizeram um pitch ao júri, que posteriormente determinou as duas melhores equipas de cada categoria que passam à avaliação final. No final do dia, teve lugar o último momento de avaliação que culminou com o anúncio dos vencedores do TecStorm 2022, um por categoria a concurso.

Saúde, Energia, Conectividade e Responsabilidade Social são as categorias nas quais as 28 ideias a concurso se inseriram, sete por cada categoria. Cada uma delas foi apadrinhada por um parceiro do evento, que desde fevereiro tem feito mentoria técnica e estratégica às equipas com projetos nas respetivas áreas. Na área da Saúde o acompanhamento tem sido realizado pela Fundação Champalimaud; na Energia pela Galp; na Conectividade pela Vodafone Portugal e na Responsabilidade Social pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A Vodafone Portugal, a Fundação Champalimaud, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Galp são também membros do júri da competição. Este ano sob o lema ‘Cross dimensions. Empower your Ideia’ o TecStorm 2022 reuniu mais de 580 inscrições.  O número final de participantes que esteve presente, este fim-de-semana, no evento final foi obtido após a pré-seleção das melhores ideias pelo júri.