Pavel Brazdil, antigo professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e investigador e fundador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, e Eugénio Oliveira, professor jubilado da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), foram recentemente homenageados pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), pelos serviços prestados à comunidade de Inteligência Artificial.

A homenagem aconteceu no dia 12 de setembro, em Guimarães, durante a sessão de encerramento do Workshop Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial. Em causa está o trabalho pioneiro dos dois investigadores e o seu importante contributo para o desenvolvimento da Inteligência Artificial (AI) em Portugal.

Natural da República Checa, Pavel Brazdi formou-se em Engenharia Eletrotécnica, tendo completado o doutoramento em Inteligência Artificial pela Universidade de Edimburgo (Escócia). Em 1982, mudou-se para Portugal para dar aulas na FEP, estando também envolvido na criação do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores – LIACC e, mais tarde, do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC.

Pavel Brazdi foi presidente da APPIA entre 2000 e 2003, sendo um dos cinco membros dessa associação que contam com o título Fellow de EurAI (European Association for Artificial Intelligence). Em março deste ano, recebeu o título de Professor Emérito da U.Porto, no âmbito do qual assumiu a tarefa de “promover a aplicação emergente no domínio da Inteligência Artificial na investigação em Economia e em Gestão”.

Eugénio Oliveira jubilou-se em 2018, depois de mais de 45 anos e ligação à FEUP como estudante, docente e investigador. (Foto: DR)

Eugénio da Costa Oliveira é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP (1972), instituição onde lecionou de 1975 até à sua jubilação, em 2018. Em paralelo com a docência, foi um dos elementos fundadores e diretor do LIAAC.

Membro fundador da APPIA, participou também na instalação do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, em 2007, foi o criador e Diretor do Mestrado em Engenharia Informática (MEI) (até 2008) e Diretor do Programa de Doutoramento em Engenharia Informática da FEUP (ProDEI) (até 2018). Com mais de 300 papers e artigos publicados, conquistou, entre outras distinções, o Prémio Gulbenkian para a Ciência e Tecnologia, em 1983.

Para além dos dois professores da U.Porto, a APPIA distinguiu também José Maia Neves, da Universidade do Minho, pelos serviços prestados à comunidade de Inteligência Artificial.