Rita Faria, Professora Auxiliar e investigadora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), vai integrar, a partir de 2023, o Conselho Executivo (Executive Board) da Sociedade Europeia de Criminologia (ESC – European Society of Criminology), organismo internacional que reúne o melhor da investigação científica em Criminologia na Europa.

Para a docente, que desempenha atualmente as funções de co-chair do Working-Group for Qualtitative Methodologies and Epistemologies da ESC, esta nomeação representa “uma enorme honra” e surge no seguimento de mais de uma década de ligação à mais importante organização europeia no domínio da Criminologia.

“Durante este tempo, beneficiei dos conhecimentos que recebi de colegas cujos trabalhos conheci nas conferências anuais, (…), do facto de participar ativamente em diversos dos seus grupos de trabalho e de ter construído ótimas amizades com o passar dos anos”, refere a também investigadora e responsável do Centro de Investigação Interdisciplinar sobre Crime, Justiça e Segurança (CJS), sediado na FDUP.

Fundada em 2022, a ESC reúne centenas de especialistas envolvidos na investigação, ensino ou prática criminológica. A atividade do organismo inclui a organização de conferências anuais, a publicação do European Journal of Criminology (desde 2001) e a entrega de prémios anuais àqueles que mais se destacam pelos seus contributos para a Criminologia europeia.

Enquanto membro do Conselho Executivo, cargo que irá ocupar por cinco anos, Rita Faria vai assumir as funções de Editora Chefe da newsletter da ESC. Para além disso, terá a oportunidade “de apoiar na tomada de decisão sobre assuntos relativos às suas conferências anuais e no acompanhamento da gestão corrente da Sociedade, dos seus grupos de trabalho e do European Journal of Criminology“.

Porto na vanguarda da Criminologia

Rita Faria é a primeira portuguesa escolhida para integrar o Conselho Executivo da mais importante organização europeia no domínio da Criminologia, e apenas o segundo criminólogo nacional a merecer essa honra, depois de Pedro Sousa, atual diretor da Escola de Criminologia da FDUP. Este integrou o Executive Board da ESC entre 2014 e 2016, na qualidade de membro da comissão organizadora d0 EUROCRIM2015, a conferência anual da ESC que a FDUP acolheu em setembro de 2015.

“Foi, na altura, a conferência da ESC que registou maior número de participantes e de comunicações na história da sociedade e ainda hoje ouço colegas meus, de outros países, recordar o evento no Porto pela sua qualidade geral e pela capacidade da comissão organizadora local em garantir o sucesso do evento”, recorda Rita Faria.

Para a criminologista e diretora do Doutoramento em Criminologia da FDUP, a nomeação para o órgão máximo da ESC reflete assim a “imensa qualidade do grupo de Criminologia” da faculdade, bem como da investigação científica desenvolvida no CJS, “reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu rigor e compromisso com uma Criminologia empiricamente sustentada e teoricamente desenvolvida”.

“A FDUP deve continuar a orgulhar-se de ter sido a primeira entidade (de entre instituições de ensino superior públicas ou privadas) a oferecer formação em Criminologia e ser ainda, até ao momento, a única que oferece um Doutoramento em Criminologia em Portugal”, enaltece Rita Faria, esperando “que esta nomeação contribua para o continuado reconhecimento do valor e da qualidade da Criminologia na FDUP.”

Sobre Rita Faria

Com um percurso académico inteiramente ligado à U.Porto, Rita Faria é licenciada em Direito (2002) pela Faculdade de Direito da U.Porto, mestre em Sociologia (2009) pela Faculdade de Letras (FLUP) e doutora em Criminologia (2017) pela FDUP.

Professora Auxiliar da FDUP desde 2017, leciona diversas disciplinas da Licenciatura e do Mestrado em Criminologia, atividade que reparte com a direção do Doutoramento em Criminologia.

A nível científico, tem dedicado a sua investigação à “research misconduct”, ou comportamentos e situações problemáticas na investigação científica e no ensino superior, trabalho pelo qual foi premiada com o “Doctoral Research Award” atribuído na 4th World Conference on Research Integrity (2015). Os seus interesses de investigação incluem ainda os temas ligados ao crime de colarinho-branco e ocupacional, bem como à História e Epistemologia da Criminologia.

Para além da ligação à Sociedade Europeia de Criminologia, integra as comissões organizadoras e científicas do Common Study Programme in Critical Criminology e do European Group for the Study of Deviance and Social Control.