Três anos depois, a maior competição de debate universitário em Portugal está de regresso à Universidade do Porto de 23 a 25 de fevereiro. Organizada pela Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP), com o apoio do CNADU – Conselho Nacional de Debates Universitários, a 12.ª edição do Torneio Nacional de Debate Universitário (TorNaDu) vai reunir centenas de estudantes de todo o país em vários espaços da instituição.

Tendo como mote “Debater para Crescer”, o TorNaDu 2024 será constituído por cinco rondas, seguidas das semifinais e das finais (ver regras abaixo). Uma das finais – Final de Iniciados – destina-se aos estreantes, enquanto a Final Open é direcionada a quem já participou em edições anteriores.

A sessão de abertura e a primeira ronda do torneio vão realizar-se no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), na dia 23 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 21h00.

A Faculdade de Direito da U.Porto (FDUP) acolhe  o segundo dia de debates e as semifinais do terceiro dia. As finais realizam-se no domingo, dia 25 de fevereiro, na Reitoria da U.Porto, e serão transmitidas, em direto, no canal de Youtube da SdDUP.

Com um longo historial em competições de debate tanto a nível europeu como mundial, a SdDUP conta com seis vitórias nas 11 edições anteriores do TorNaDu. A última aconteceu em 2023, com Gabriela Werdan e Ana Cláudia Freitas a tornarem-se a primeira dupla feminina a vencer a competição.

A maior proeza deu-se, contudo, em 2013, quando uma equipa composta por dois estudantes da U.Porto se sagrou campeã do mundo de debate universitário.

Os diferentes momentos do TorNaDu 2024 podem ser acompanhados nas páginas do evento no Facebook e no Instagram.

Regras do Torneio Nacional de Debate Universitário

A disputa do TorNaDu acontece num sistema baseado no parlamento britânico, que vê duas equipas, formadas por dois estudantes, defender uma moção, enquanto outras duas equipas fazem oposição. As moções são reveladas apenas no começo do debate e os oradores contam com 15 minutos para preparar o seu caso e construir argumentos.

Cada discurso tem a duração de sete minutos. Caso o orador aceite, os restantes estudantes podem colocar questões e introduzir novos argumentos, sem exceder os 15 segundos. As intervenções não podem ser efetuadas no primeiro e no último minuto de discurso.