Depois de uma passagem pela cidade de Sidney, na Austrália, os maiores especialistas da área de engenharia de software a nível mundial, vão reunir-se em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB), para a 46ª edição da International Conference on Software Engineering (ICSE2024), que decorre de 14 a 20 de abril. A organização do evento conta com professores e investigadores do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e resulta da vontade de trazer para Portugal a discussão sobre a sustentabilidade do software e a computação quântica, sem esquecer as ferramentas e linguagens baseadas em inteligência artificial.

Rui Maranhão, professor catedrático da FEUP e um dos principais impulsionadores da iniciativa a par de Ana C.R. Paiva, assegura que o leque de assuntos é vasto – sempre relacionados com a engenharia de software –  e incluem “as preocupações com gastos energéticos do próprio software, assim como aspetos relacionados com o trustworhty, que está muito relacionado com segurança e privacidade”.

A iniciativa conta com o apoio do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e da ACM (Association for Computing Machinery), e vai reunir cerca de 2 mil participantes na cidade de Lisboa.

Confirmados como keynotes speakers estão Martin Rinard  do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Carol Smith da Carnegie Mellon University (CMU) e Rupak Majumdar, diretor científico do Max Planck Institute for Software Systems, da Alemanha.

Mais informações na página do evento.